Acordo celebrado no âmbito do acolhimento de refugiados no Seminário do Bom Pastor
Porto, 12 mar 2022 (Ecclesia) – A Diocese do Porto assinou esta sexta-feira um protocolo de cooperação com a Segurança Social, no âmbito do acolhimento de refugiados ucranianos no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde.
Um dos pavilhões do edifício vai funcionar como “espaço de acolhimento coletivo”, informa o jornal diocesano, ‘Voz Portucalense’.
A diocese disponibiliza 70 camas para acolher quem foge da guerra, no mesmo espaço que serviu de retaguarda de apoio aos doentes de Covid-19, na fase mais aguda da pandemia, entretanto desativado pela Proteção Civil.
“Será Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS), em nome da Diocese do Porto, a dar enquadramento de preparação e direção do espaço, bem como todo o apoio logístico”, refere a ‘Voz Portucalense’.
O protocolo foi assinado por Rosário Loureiro, diretora-adjunta da Segurança Social, do Centro Distrital do Porto e o padre Luís Brito, pela ODPS; a Diocese do Porto foi representada pelo padre Samuel Guedes, ecónomo diocesano.
“O bispo do Porto e a diocese do Porto agradecem à Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a assinatura deste acordo de cooperação”, pode ler-se.
A Cáritas Diocesana do Porto vai também colaborar neste serviço de acolhimento dos refugiados ucranianos, estando prevista a “possibilidade do apoio pedagógico do Colégio de Ermesinde” para as crianças ucranianas.
OC
Porto: Seminário do Bom Pastor e entidades civis articulam acolhimento de cidadãos ucranianos