Episcopados católicos vão promover celebrações pela paz, durante a Quaresma
Lisboa, 24 fev 2023 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que inclui o episcopado católico de Portugal, lançou hoje um apelo ao cessar-fogo na Ucrânia, assinalando o primeiro aniversário da invasão russa deste país.
“Desde o início da guerra, as Igrejas na Europa apelam a uma paz na Ucrânia que resulte no fim imediato das hostilidades e num compromisso concreto de restabelecer a justiça, iniciando assim um verdadeiro caminho de reconciliação”, indica uma nota do organismo episcopal, enviada à Agência ECCLESIA.
Os bispos católicos da Europa unem-se ao apelo do Papa para que os responsáveis políticos cheguem a “um compromisso concreto que acabe com o conflito, promova um cessar-fogo e dê início a negociações de paz”.
O comunicado evoca as “feridas” do presente e apela à continuação do “esforço solidário que já está em curso para apoiar o povo ucraniano”.
“Queremos também, desde já, empenhar-nos na construção de uma Europa finalmente reconciliada numa paz justa conquistada com o esforço de todos. Fazemo-lo na certeza da Ressurreição de Cristo e com a certeza de que Ele é a esperança da Europa”, acrescenta o CCEE.
O texto é assinado pelo presidente do organismo, D. Gintaras Grusas, arcebispo de Vilnius (Lituânia).
A mensagem adianta que as comunidades católicas da Europa vão promover, ao longo da Quaresma – iniciada na última quarta-feira, com a celebração das Cinzas – a celebração de Missas pela paz, em cada paz, evocando ainda as vítimas da guerra.
“Enquanto o direito internacional é espezinhado num terrível cenário de guerra, todos os crentes em Cristo e as pessoas de boa vontade são chamadas a esforçar-se para ser construtores da paz”, sustenta o CCEE.
OC