Ucrânia: Cardeal-patriarca de Lisboa pede que «a paz vença e convença»

D. Manuel Clemente convida à oração pelo fim da guerra

Foto: Lusa/EPA

Bucelas, 27 fev 2022 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa apelou hoje ao fim da guerra na Ucrânia, convidando os católicos a rezar pela paz na região.

“Nesta Missa, pedimos muito para que a paz vença e convença todas as partes”, disse, na Paróquia de Bucelas, onde presidiu à celebração da Eucaristia dominical, com transmissão televisiva.

D. Manuel Clemente começou por deixar uma “sentida referência àqueles, muitos, ucranianos que vivem na região de Lisboa e estão necessariamente preocupados com aquilo que se passa na sua terra”.

Na presença da imagem de Nossa Senhora do Cabo, em peregrinação pela freguesia do Concelho de Loures, o cardeal-patriarca deixou votos de que o coração de cada um “se aproxime de todos”, sobretudo dos que mais precisam.

O responsável católico sublinhou o “problema novo, grave” da guerra na Ucrânia, com “repercussões” em toda a Europa e além de continente, desafiando todos a rezar para que a humanidade cumpra os “desígnios de paz” de Deus.

“Mantenhamos a paz onde ela existe e a reconstruamos onde ela faltar”, acrescentou.

D. Manuel Clemente deixou uma palavra de solidariedade com os “irmãos da Ucrânia”, pedindo a todos os que decidiram este ataque que “reconsiderem o que estão a fazer e devolvam a paz àqueles que atacaram”.

“Que ninguém evoque Deus contra ninguém”, acrescentou.

O patriarca de Lisboa aludiu ainda ao início do tempo litúrgico da Quaresma (2 de março), que considerou uma oportunidade para “avivar” a oração, a esmola e o jejum.

“Mantenhamo-nos em oração, por esta especial intenção da paz na Ucrânia”, concluiu.

OC

Vaticano: «Que as armas se calem», pede Francisco, recordando guerra na Ucrânia e noutras partes do mundo

Partilhar:
Scroll to Top