Iniciativa com a participação do representante do Vaticano no país, D. Thomas Gullickson
Lviv, Ucrânia, 24 out 2014 (Ecclesia) – Os bispos das Igrejas de rito católico do Leste da Europa estão reunidos na cidade de Lviv, na Ucrânia, para debaterem o papel e a missão das suas comunidades no contexto atual da região e de todo o Velho Continente.
A iniciativa, que vai prolongar-se até este domingo, conta com o apoio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, aquele organismo destaca a intervenção feita pelo núncio apostólico (representante diplomático do Vaticano) da Ucrânia, D. Thomas Gullickson, que deixou aos participantes da vontade do Papa Francisco em ver “reconhecido e confirmado o papel dos bispos de Leste no mundo católico”.
O arcebispo norte-americano lembrou depois a relevância que o Concílio Vaticano II (1962-1965) teve para a fomentação do ecumenismo, para a busca de unidade entre todas as Igrejas cristãs.
No caso das Igrejas de Leste, como a Greco-Católica Ucraniana que organiza o encontro de Lviv, “o Vaticano II marcou o fim de uma jornada de grande sofrimento, que se arrastava há séculos”, apontou.
“Ao mesmo tempo”, acrescentou o núncio, “o Concílio marcou o início de um processo que hoje, 50 anos depois, está provado ser ainda mais importante para a reunificação da Igreja conforme o desejo de Cristo”.
A reunião dos bispos católicos de Leste realiza-se tradicionalmente todos os anos, sendo que a de 2014 está a coincidir com a celebração dos 25 anos da legalização da Igreja Greco-Católica Ucraniana.
O arcebispo greco-católico de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, e o arcebispo latino de Lviv, D. Mieczyslaw Mokrzycki, são alguns dos responsáveis eclesiais presentes no evento.
JCP