Peter Hanenberg assume necessidade de rever conceitos ligados ao desenvolvimento, promovendo visão «mais integral»
Lisboa, 09 jan 2024 (Ecclesia) – Peter Hanenberg, vice-reitor para a Investigação e Educação Doutoral na Universidade Católica Portuguesa (UCP), disse hoje à Agência ECCLESIA que a instituição está a assumir uma “viragem para a sociedade”, promovendo investigação com “real impacto” na prática.
“Para a Universidade, é uma oportunidade de pensar a revisão dos conceitos académicos em volta da economia, em volta do desenvolvimento, propondo um desenvolvimento mais integral, mais holístico e, por isso, mais completo”, indicou o coordenador do programa de pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral.
A Universidade Católica Portuguesa promove entre hoje e sábado a conferência final do segundo programa de pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral, intitulada ‘Integral Human Development: Pathways to the Common Good’ (Desenvolvimento Humano Integral: Caminhos para o Bem Comum).
O evento, organizado pela Católica Doctoral School (CADOS), conta como oradores principais com a irmã Alessandra Smerilli (economista e secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral) e Clemens Sedmak (Universidade de Notre Dame), visando ainda a apresentação dos resultados da investigação do segundo cohort do programa.
“É desafiante, e nomeadamente é desafiante trazer isso para a Universidade, com todas as implicações que isso significa. Em termos da academia, proporciona também um momento em que saímos da própria academia, continuando a apostar na investigação, no trabalho teórico, mas procurando o seu impacto na sociedade portuguesa e na sociedade em geral”, assinalou Peter Hanenberg.
O coordenador do programa de pós-doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral refere que a experiência “tem sido muito gratificante em todos os sentidos, mas também muito desafiante”.
Os investigadores, os fellows, têm de desenvolver projetos que não só cumprem as exigências académicas, mas que pensam a dimensão social e o impacto, à partida. Isso obriga-nos a sair um bocadinho da zona do conforto e a sair mesmo para a sociedade, trabalhar com redes sociais, trabalhar com instituições, trabalhar com as pessoas para as quais e com as quais se desenvolvem estes projetos de desenvolvimento humanitário”.
‘Desenvolvimento Humano Integral’ é um conceito cunhado pelo Papa Paulo VI na sua encíclica ‘Populorum Progressium’ (O desenvolvimento dos povos, 1967), na qual indicava a necessidade de ” promover todos os homens e o homem todo”.
“Este conceito é caro à própria doutrina social católica e à visão da Universidade. Não é uma investigação que se faz por si só, que se faz porque se pode fazer, mas é uma investigação que procura sempre o impacto da sociedade e que sempre procura mudar a sociedade para o o bem comum”, assinala o vice-reitor para a Investigação e Educação Doutoral na Universidade Católica Portuguesa.
Peter Hanenberg entende que a missão da UCP passa por uma investigação com “impacto na sociedade”.
“Não temos em Portugal outro programa semelhante, mas este corresponde em tudo à missão da Universidade Católica”, conclui.
OC