UCP: Semana Cultural ajuda professores a ensinar aos «nativos digitais»

Tema para as conferências do padre Antonio Spadaro em Lisboa e no Porto

Lisboa, 01 out 2013 (Ecclesia) – A Semana Cultural que está a decorrer na Universidade Católica Portuguesa (UCP) tem por objetivo criar “empatia entre a geração do docente e do discente”, entre professores e os “nativos digitais”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, a reitora da instituição, Maria da Glória Garcia, disse que os professores precisam de “perceber os alunos” e saber “lidar com a nova geração” para lhe transmitir mensagens “técnicas” e culturais”.

“A geração que nasceu numa era em que a ligação com a máquina, o computador ou o telemóvel, acompanha as criança e os jovens que entram na universidade, porventura a relacionar-se melhor com uma máquina do que com as pessoas”, considera.

Para ajudar os professores a compreender “a nova geração que está nas universidades”, o padre Antonio Spadaro, diretor da revista ‘Civiltà Cattolica’ e autor de vários livros, nomeadamente ‘Ciberteologia: pensar o cristianismo na era da Internet’, participará na Semana Cultural, analisando o tema em duas conferências, uma em Lisboa, esta quarta-feira, e outra no Porto, na quinta-feira.

Maria da Glória Garcia considera que a geração digital “não é melhor nem pior, é diferente”, sendo necessário “perceber a diferença”.

Para a reitora da UCP, a Semana Cultural visa “ir ao encontro dos docentes, pô-los a pensar sobre a sua missão de passagem de mensagens culturais aos alunos”, para o que é necessário “perceber o interlocutor”.

Para além das conferências do padre Antonio Spadaro, o presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Pedro Rubens Ferreira Oliveira, vai fazer uma comunicação sobre a missão das universidades católicas e o papel no futuro.

A Semana Cultural envolve os vários centros da UCP, Lisboa, Porto e Viseu, com iniciativas até sexta-feira.

LFS/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top