UCP: Roteiro aos recantos da mente

Porto, 07 mar 2012 (Ecclesia) – O Instituto de Bioética da Universidade Católica do Porto promove um ciclo de conferências, a partir de 16 deste mês, sobre os mistérios do mundo da mente.

Os investigadores Daniel Serrão e António Jácomo coordenam a iniciativa onde se reflete sobre a “atividade do cérebro humano e sobre a influência que a Neurociência – também designada como a ciência do cérebro – tem na conceção clássica do trabalho mental e, em geral, da vida espiritual”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O ciclo assume contornos “ainda mais importantes” se se tiver em consideração que “Portugal é o país da Europa com maior taxa de depressão e em que um terço das pessoas com perturbações mentais graves não é tratada”, lê-se.

A sessão inaugural leva a debate a questão: «O “eu” é sináptico ou não? E se for?» onde os especialistas revelam “de que forma as consequências das doenças mentais podem ser controladas tendo em conta os vários caminhos disponíveis”.

As sessões, abertas ao público, acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras, das 11h00 às 13h00, na biblioteca do Instituto de Bioética.

Próximas Sessões:

– 13 abril – «Neurobiologia do Amor»

– 4 maio – «A “serpente” de Damásio»

– 18 maio – «Neurobiologia das virtudes»

– 1 junho – «Cérebro “executivo” de Goldberg»

– 15 junho – «Neurobiologia da “Sabedoria” do idoso, para Goldberg»

– 29 junho – «Cérebro “ético” de Gazzaniga; A ética entre o sentido e a norma – G. Huber; J.-P, Changeux e a neurobiologia dos fundamentos da Ética»

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top