Lisboa, 29 jul 2015 (Ecclesia) – A mais recente edição da revista ‘Humanística e Teologia’, da Católica Editora Porto, coloca em confronto a “racionalidade económica e as escolhas morais”, a ética sem esquecer a Teologia, um assunto de “grande complexidade e de muita urgência”.
“Deve colocar-se o capital em circulação para financiar a economia e assim superar mais facilmente a crise? Deve a economia mundial assumir perdas resultantes de uma sobreavaliação dos ativos? Está o trabalho humano a ser subalternizado em favor de outros fatores económicos?”, são algumas questões da mais recente edição da revista ‘Humanística e Teologia’.
A editora ligada à Universidade Católica Portuguesa no Porto explica que da resposta decorre um ponto de vista normativo em que “se funda a inevitável exigência de justiça” que as sociedades têm de ter presente para “serem democráticas e humanas”.
Respostas que surgem de uma “pluralidade de opiniões”, tendo a Doutrina Social da Igreja presente, porque sobre um assunto de “manifesta controvérsia” a Teologia deve ouvir “antes de falar e fale com coragem depois de ouvir”.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a Católica Editora Porto informa que os peritos nacionais e estrangeiros em economia e em teologia reuniram-se no Porto onde “expuseram e confrontaram” os seus pontos de vista sobre esta matéria, num encontro em fevereiro e que agora está acessível ao público em geral.
A atualidade do tema “Economia e Ética” é visível, por exemplo, na crise europeia e mundial.
No seu conteúdo, a mais recente edição da revista ‘Humanística e Teologia’, apresenta por exemplo dois artigos de Marciano Vidal ‘Justificación de la moral económica’ e ‘Estado y economía. Del “Estado de bienestar” al “Estado de solidaridad”; Nuno Ornelas Martins refletiu sobre “Pressupostos filosóficos e teológicos da Economia no passado e no presente” e José Manuel Moreira apresentou ‘O mercado é o princípio da ordem social? (Economia de mercado, virtudes e mensagem de Francisco)’.
Numa segunda seção, por exemplo, o professor José Pedro Angélico apresenta “Experiência religiosa e linguagem teológica. Diálogo inter-religioso e a teologia contemporânea” e o padre Domingos Lourenço Vieira “O ensino social da Igreja face ao conceito de responsabilidade social da empresa”.
CB/PR