UCP/Porto: Jornadas de Teologia analisam efeito da economia na sociedade

Porto, 26 jan 2015 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia do polo regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), promove as “Jornadas da Teologia” onde vai alertar a sociedade para as “desigualdades da economia”, entre 2 a 5 de fevereiro.

“[As Jornadas de Teologia] Diante das desigualdades sociais pretendem debater causas, efeitos e soluções, num diálogo interdisciplinar entre a Teologia e as ciências económicas”, explica a Faculdade de Teologia que promove a iniciativa em parceria com a Faculdade de Economia e Gestão, também da Universidade Católica Portuguesa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização destaca entre vários teólogos e economistas a presença de “um dos maiores especialistas” em Teologia Moral “das últimas décadas”, o espanhol Marciano Vidal, do Instituto de Ciências Morales de Madrid.

As Jornadas de Teologia vão refletir sobre “a economia que mata e a economia que faz viver”, no Auditório Carvalho Guerra, e foram inspiradas na exortação apostólica “A Alegria do Evangelho” do Papa Francisco.

No primeiro dia vai ser possível “analisar a atual conjuntura” e compará-la com as crises passadas e conta com a participação do docente Alberto Castro, do polo regional do Porto da UCP, entre outros conferencistas.

O comunicado revela que no segundo dia vão centrar-se no papel dos mercados financeiros e “se a especulação financeira está ou não na origem da crise” com o contributo de Álvaro Nascimento, também professora da UCP.

Para o terceiro dia foram programadas intervenções de cariz social com a aposta na reflexão no “trabalho humano enquanto chave da questão social”

Manuel Carvalho da Silva, da Universidade Lusófona e antigo líder sindical, e Sofia Salgado, da Faculdade de Economia e Gestão da UCP Porto, vão refletir sobre “grandes questões” como: “Os trabalhadores têm o lugar devido nas sociedades de hoje?”; “A empresa é uma instituição democrática na atualidade?”

D. Manuel Linda, Arnaldo de Pinho, Jorge Teixeira da Cunha e José Manuel Pereira de Almeida vão ser também oradores.

Da Faculdade de Economia e Gestão participam conferencistas como Alberto de Castro, Álvaro Nascimento, Nuno Ornelas Martins, Américo Mendes, Marisa Tavares e Ricardo Cruz.

As Jornadas de Teologia contam também com a participação de movimentos cristãos de empresários, de trabalhadores e vão terminar com uma reflexão sobre a atual realidade do “Apostolado Social e da Economia Social”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR