Porto, 29 out 2014 (Ecclesia) – O polo regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa vai promover o programa “EuroInfoLiteracia” com o objetivo de fomentar a cidadania europeia, num total de oito conferências, com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
“Fomentar a cidadania europeia, aprofundar o conhecimento sobre as políticas, atividades, memórias e raízes da União Europeia e preparar os cidadãos para o mercado de trabalho multicultural e internacional são os principais objetivos do programa ‘EuroInfoLiteracia’”, explica a instituição académica, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A nota de imprensa revela que as oito conferências mensais sobre uma temática europeia, entre outubro de 2014 e maio de 2015, contam com “vários oradores de renome internacional”.
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, é o orador da primeira sessão e vai apresentar o tema “O ponto de situação do processo de construção europeia”, esta sexta-feira, às 11h00.
Segundo o comunicado, para os encontros seguintes já têm a confirmação de nomes como Catarina Dantas Machado, membro da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Matej Accetto, professor de Direito da Católica Gobal School of Law, e a participação de “um membro da Comissão Europeia”, na última palestra, em maio de 2015.
No final de cada intervenção os participantes “são convidados a partilhar os seus pontos de vista sobre os assuntos discutidos”, assinala a UCP Porto.
Os alunos da UCP que participem “em todas as sessões” e escrevam “os três melhores ensaios” sobre um dos temas apresentados têm ainda a oportunidade de ganhar uma viagem de estudo a Bruxelas.
Este ciclo é aberto à comunidade académica em geral sendo a “inscrição gratuita mas obrigatória”, informa o polo regional do Porto da UCP.
O clico de conferência do programa ‘EuroInfoLiteracia’ é promovido pelo Centro de Documentação Europeia da Biblioteca e Gestão da Informação da Católica Porto com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
CB/OC