UCP: Patriarca de Lisboa preside ao funeral da antiga diretora da Faculdade de Teologia

Celebrações fúnebres decorrem na igreja de São Tomás de Aquino, na sexta-feira, às 09h00

Foto Agência ECCLESIA/LFS

Lisboa, 03 dez 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa preside às celebrações fúnebres da antiga diretora da Faculdade de Teologia, Ana Jorge, no dia 5 de dezembro, sexta-feira, na igreja de São Tomás de Aquino, às 09h00.

Ana Jorge faleceu no dia 2 de dezembro, com 63 anos, após doença prolongada, destacando, após décadas de dedicação “ao estudo, à docência e ao serviço à Igreja, exercendo com notável competência e sentido de missão a direção da Faculdade de Teologia entre 2018 e 2025”, destacou na altura o Patriarcado de Lisboa, em comunicado.

“No seu mandato, dinamizou reformas significativas e contribuiu para projetar a Teologia no debate público, com a convicção de que a fé ilumina a compreensão do mundo e abre horizontes de sentido para a sociedade contemporânea”, acrescentou a nota divulgada no dia do falecimento de Ana Jorge, a 2 de dezembro.

A Faculdade de Teologia manifestou também, na ocasião, “profunda tristeza” pelo falecimento da antiga diretora, afirmando que “a sua partida deixa um vazio sentido”  na “comunidade académica e eclesial, em todos quantos com ela estudaram, trabalharam e caminharam ao serviço da missão universitária da Igreja”.

“Ao longo dos anos, a Prof. Doutora Ana Jorge distinguiu-se por uma entrega generosa e discreta à Faculdade de Teologia, assumindo responsabilidades exigentes com um elevado sentido de serviço e de corresponsabilidade”, afirma o comunicado publicado na página da internet da Faculdade de Teologia.

A Missa de Sétimo Dia do falecimento de Ana Jorge vai ser presidida por D. Rui Valério, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, às 11h30, na Sé Patriarcal.

Ana Maria Jorge, natural do Vimeino, no Concelho da Lourinhã, onde nasceu em 1962, doutorou-se em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, em 1998, com a tese “O Episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade tardia”, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1986, sendo académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.

Ana Jorge era docente de História da Igreja na UCP desde 1995; integrou a direção da Faculdade de Teologia de 1996 a 2004 e de 2011 a 2017, sendo nomeada diretora desta faculdade em 2018.

Membro do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP desde 1987, a investigadora foi vogal da direção de 1995 a 2001, sua diretora-adjunta de 2001 a 2006 e diretora de 2007 a 2010.

Ana Jorge lecionou na área de História da Igreja, História do Cristianismo e metodologia; foi coordenadora do mestrado em Estudos da Religião e diretora da revista ‘Lusitania Sacra’, entre 2007 a 2010.

PR

Partilhar:
Scroll to Top