Lisboa, 11 set 2025 (Ecclesia) – A Reitoria da Universidade Católica Portuguesa informou em comunicado que o padre Luís Miguel Figueiredo Rodrigues é o novo diretor da Faculdade de Teologia, a tomada de posse realiza-se hoje, dia 16 de setembro.
“Recebo esta nomeação com gratidão e sentido de responsabilidade. Confio no valor do nosso corpo docente — plural nas áreas, unido no serviço — e na tradição de rigor, fidelidade e abertura que herdamos. Sendo a única Faculdade de Teologia em Portugal, queremos servir a Universidade, a Igreja e a sociedade com uma palavra intelectualmente exigente e culturalmente relevante,”, referiu o responsável, em depoimento enviado à Agência ECCLESIA.
O novo diretor rejeita a promoção de uma “teologia de secretária”, apontando a” uma teologia contextual, em saída e em diálogo transdisciplinar com a filosofia, as ciências, as artes e a literatura”.
Uma teologia acessível, plural e sapiencial, que forme pessoas capazes de discernir os sinais dos tempos e de contribuir para o bem comum — da academia à Igreja e à sociedade em geral.
Professor associado da Faculdade de Teologia, o sacerdote da Arquidiocese de Braga doutorou-se em 2016 na área da Teologia Prática, pela Universidade Católica Portuguesa, com a tese intitulada “O digital no serviço da fé. Formar para uma oportunidade”.
Após a licenciatura em Teologia, no ano 2000, fez o segundo grau em Teologia na Facultade de Teologia San Dámaso, de Madrid, com a especialidade em Teologia Catequética.
Em 2014, concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, com especialidade em Pedagogia do e-Learning, na Universidade Aberta.
Ordenado padre em 1999, Luís Miguel Figueiredo Rodrigues nasceu em 1975 e era até diretor-adjunto do núcleo de Braga da Faculdade de Teologia da UCP.
PR