Antiga reitora da Universidade Católica Portuguesa foi homenageada no dia em que assinalou 70 anos
Lisboa, 07 nov 2023 (Ecclesia) – A antiga reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) Maria da Glória Garcia foi esta segunda-feira homenageada, com a apresentação de uma obra que evoca 40 anos de ensino e investigação “dedicados à justiça com rosto humano”.
“A obra com que me homenageiam evoca 40 anos de investigação científica e ensino universitário, dedicados à justiça com rosto humano, procurando compreendê-la e realizá-la, arriscando caminhos de futuro também no exercício de funções institucionais”, afirmou a professora.
A homenagem da Universidade Católica Portuguesa e Faculdade de Direito, de quem Maria Glória Garcia foi também vice-reitora, diretora da faculdade e docente, aconteceu numa data especial, no dia em que assinalou 70 anos.
“Dedicando-me esta obra, homenageiam a universidade, formando para a confiança, inspirando o futuro, alargando horizontes, cultivando a ecologia dos saberes. A todos vós, a minha admiração, a minha gratidão, a minha amizade”, disse Maria da Glória Garcia, agradecendo a todos aqueles que “se esmeraram” na composição da cerimónia.
O livro “Estudos em Homenagem à Professora Doutora Maria da Glória Garcia” é composto por três volumes e, segundo a UCP, constitui a “justa homenagem da Universidade Católica Portuguesa e da sua Faculdade de Direito” à antiga reitora, à qual tantos se quiseram associar através do envio de “contribuições científicas e depoimentos”.
“Esta obra é uma obra de homenagem, portanto, aquilo que se faz nestas ocasiões e que se fez desta vez, foi convidar todos os académicos, em especial, os da sua própria área, que quisessem contribuir com um estudo académico, científico para homenagear a professora”, explicou o diretor da Faculdade de Direito da UCP, José Lobo Moutinho, em declarações à Agência Ecclesia.
Para além do diretor da Faculdade de Direito, na apresentação da obra estiveram presentes a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, a provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, e o magno chanceler da UCP, D. Rui Valério.
“Esta homenagem da Faculdade de Direito e da Universidade Católica à professora Maria da Glória é uma homenagem académica que celebra uma grande jurista, uma professora de Direito Público marcante, não só na formação de juristas na Universidade Católica, mas no contexto do direito português e do sistema científico português”, manifestou Isabel Capeloa Gil.
Manuel da Cruz, também antigo reitor da UCP, assinala a “verticalidade” e “justeza” de comportamento que caracterizam Maria da Glória Garcia, que deixou o “exemplo daquilo que deve ser um professor da Universidade Católica”.
Já o Patriarca de Lisboa, na qualidade de magno chanceler da UCP, realçou que a homenagem tem “uma grande atualidade profética”, justificando que “homenagear alguém como a senhora professora Maria da Glória, que dedicou toda a sua vida a aprofundar a justiça, significa que aprofundou, conheceu de perto, desenvolveu aquilo que é o alicerce da Paz”.
Na qualidade de provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral colaborou na apresentação do livro, a partir do retrato de Maria da Glória Garcia, do percurso de vida e do contributo que deu à Universidade e à sociedade.
LJ/PR