UCP nas «periferias do pensamento»

Homilia de D. Jorge Ortiga na missa do Dia Nacional da Universidade Católica

Braga, 03 fev 2014 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga afirmou este domingo que a Universidade Católica Portuguesa (UCP) deve “sair” para os “caminhos da proximidade” e aí detetar o realismo das “periferias de pensamento”.

“Importa “sair” para percorrer os caminhos da proximidade e aí detetar que as periferias de pensamento também são muito reais”, disse o arcebispo de Braga na missa que assinalou, na Igreja em Portugal, o Dia da UCP.

Para D. Jorge Ortiga, a “Igreja-hierarquia”, chamada a pronunciar-se “a propósito de tudo, deve procurar “subsídios” a que “nunca chegará pelos seus conhecimentos” num “laicado consciente da sua missão” que a ajude a “aperceber-se de determinados sintomas da vida das nossas cidades”.

“Esta responsabilidade pode marcar o Dia da Universidade Católica. Ela deve ser um verdadeiro campo eclesial ajudando a Igreja a discernir o inédito da atualidade, aqui e agora, sem deixar de ser universitário. Mais ainda, será verdadeiramente universitário, se souber ser eclesial”, disse D. Jorge Ortiga durante a homilia da missa.

Para o arcebispo de Braga é essencial “um estudo interdisciplinar, paciente e persistente, que pode individualizar e oferecer à Igreja a descrição dos seus conteúdos ou sintomas e, quem sabe, as possíveis respostas que a Igreja deve oferecer, nunca numa lógica de confronto armado, mas no espírito de consciência para anunciar a verdade”.

“Ousemos apostar na inserção das realidades humanas, identifiquemo-nos sem nos confundirmos ou perdendo a nossa identidade, ofereçamos à Igreja, assumindo-nos também como Igreja, o contributo desta experiência, e estaremos a ser luz inovadora para um futuro melhor”, desafiou por fim D. Jorge Ortiga, durante a homilia da missa que decorreu na Sé Catedral da Arquidiocese de Braga.

 A UCP, fundada em 1967, assinala no primeiro domingo de fevereiro de cada ano o seu Dia Nacional, tendo desta vez por lema ‘Inspirar o Futuro’.

Os ofertórios das missas do Dia Nacional da Universidade Católica revertem para a instituição, que os destina à atribuição de bolsas de apoio aos alunos da Faculdade de Teologia, sediada em Lisboa, com núcleos no Porto e Braga.

MD/PR

 

Partilhar:
Scroll to Top