Fátima, Santarém, 18 fev 2013 (Ecclesia) – O curso superior em Ciências Religiosas, ministrado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, conta este ano pela primeira vez com uma turma em Fátima, fator que está a contribuir para atrair mais alunos à licenciatura.
Em entrevista concedida ao Centro de Comunicação do Santuário de Fátima, Artur Lopes, um dos participantes no segundo semestre da iniciativa, realça que “Fátima é central e mais perto de Coimbra, onde reside, do que Lisboa ou Porto”, onde estão a ser formadas as outras turmas do curso.
O docente de Educação Moral e Religiosa, de 37 anos, é acompanhado nesta aventura pela sua esposa e destaca o facto de a licenciatura ter “a vantagem do trabalho poder ser feito em casa”, uma vez que para alguém com “vida familiar, comunitária e profissional, o tempo foge”.
Outra aluna, Ana Cardoso, de 26 anos, apostou nesta oportunidade educativa por “Fátima ser mais próxima de Lamego”, o seu local de residência, e porque quer “adquirir os créditos suficientes para ter acesso ao mestrado de ensino de EMRC”.
A ação educativa em Fátima decorre no Santuário, mais concretamente no Centro Paulo VI, e permite conciliar o regime presencial, dois dias por semana em horário pós-laboral, com uma componente de lecionação à distância, através de uma plataforma informática na internet.
O projeto do curso na região, com a duração de três anos, arrancou em setembro de 2012, na sequência de um acordo acertado entre o Santuário de Fátima, o Centro de Formação e Cultura da Diocese de Leiria-Fátima e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
CCSF/JCP