Bispo do Porto participou na abertura dos trabalhos
Porto, 01 fev 2021 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove entre hoje e quinta-feira as suas Jornadas de Teologia 2021, com o tema ‘«Um só Corpo, um só Baptismo» (Ef 4, 4) – A Diversidade dos Carismas e a Construção da Comunhão’.
A iniciativa decorre em formato online, por causa da pandemia, e conta com a colaboração das dioceses do Porto e de Vila Real, bem como da Irmandade dos Clérigos.
Na abertura dos trabalhos, o bispo do Porto considerou “muito oportuno” o tema escolhido para estas jornadas, ligado ao programa pastoral para a diocese.
“Quando o Papa Francisco fala de sinodalidade, não anda muito longe da ideia de valorização dos carismas de todo o povo de Deus, não só da hierarquia, e fazer deles uma estrutura de unidade”, indicou D. Manuel Linda, numa intervenção divulgada pela Renascença.
Depois da sessão de abertura, Gonzalo Tejerina Arias, professor da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha) abordou os temas «De los desafíos de un mundo plural a la conciencia de la diversidad eclesial» e «Sinodalidad, democracia y participación activa en la comunidad eclesial», lê-se no programa.
“O papel das instâncias de corresponsabilidade eclesial e de coordenação pastoral” pelo professor da Faculdade de Teologia da UCP e “O batismo na vida de uma comunidade paroquial” por Manuel Mendes, Diocese do Porto, são os temas das conferências da tarde do primeiro dia.
“A hospitalidade como realização da condição batismal: lições neotestamentárias”; “A hospitalidade como realização da condição batismal nas igrejas do Cristianismo antigo”; “Une réflexion sur la taille des communautés (à l’échelle humaine)”; “A identidade batismal e a sinodalidade”; “O batismo em perspetiva ecuménica”; “Batismo e ecumenismo na área metropolitana do Porto”; “O sacramento do batismo: questões canónicas e pastorais” são alguns temas abordados nas Jornadas de Teologia.
LFS/OC