UCP: Jornada de Teologia Prática sobre «A literatura como aventura espiritual»

Com a participação da escritora Maria Teresa Horta e do filósofo José Gil

Lisboa, 04 nov 2016 (Ecclesia) – Maria Teresa Horta, José Gil e o padre José Tolentino Mendonça são alguns dos participantes na sétima Jornada de Teologia Prática, dedicada ao tema “A literatura como aventura espiritual”, hoje, em Lisboa.

Na sessão de abertura do encontro, organizado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, intervêm Alfredo Teixeira e José Tolentino Mendonça, diretores, respetivamente, do Instituto Universitário de Ciências Religiosas e do Centro de Estudos de Religiões e Culturas, entidades responsáveis pela coordenação da Jornada.

“O livro como matéria espiritual” é o tema da primeira apresentação, pelo filósofo e curador Paulo Pires do Vale, seguindo-se, às 10h40, a conferência “O contributo da literatura à vida espiritual”, proferida por Tolentino Mendonça.

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica, Pedro Braga Falcão e José Pedro Angélico integram o primeiro painel, que a partir das 11h40 reflete sobre as “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke.

“‘Livro do Desassossego’, Bernardo Soares” é o tema que junta às 14h30 Steffen Diz e Alexandre Palma, seguindo-se, uma hora depois, “‘Livro dos Salmos’: literatura e espiritualidade”, com Maria Teresa Horta e José Augusto Ramos.

Pelas 16h50 José Gil e António Martins abordam “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, antes da sessão de encerramento, marcada para as 18h00, com a intervenção do diretor da Faculdade de Teologia, João Lourenço.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top