Lisboa, 27 mai 2011 (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica – Braga (FACIS) realiza hoje o «Colóquio de Intervenção Psicossocial em Situação de Crise».
Esta iniciativa tem como objetivo refletir sobre “as políticas e as práticas institucionais”, no sentido de promover “respostas ajustadas às problemáticas emergentes em situação de crise” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
As atividades começam com um painel para debater a «Intervenção psicossocial em contexto de pobreza – políticas públicas em situação de crise», com a presença do padre Jardim Moreira (Rede Europeia Anti-Pobreza), José Manuel Fernandes (Parlamento Europeu) e Filomena Bordalo (CNIS).
Às 11h30, prossegue a discussão com o tema «Intervenção Comunitária – a dimensão ética do agir», com a participação de António Palha e José Carlos de Miranda (FACIS) e Daniel Serrão (Universidade do Porto).
Durante a tarde, João César das Neves (Universidade Católica Portuguesa), Bernardo Reis (Santa Casa da Misericórdia de Braga) e António Melo (APPACDM) discutem a «Sustentabilidade das IPSS – fortalecimento comunitário e justiça social».
Finalmente, às 16h30, tem início o debate sobre «Educação Especial e Intervenção Precoce – as tecnologias em contexto de intervenção», com Fátima Moniz (Santa Casa da Misericórdia do Porto), Pinto da Costa (Faculdade de Medicina – Porto), Filipe Macedo (Universidade de Santiago de Compostela) e Sérgio Tenreiro de Magalhães (FACIS).
Para mais informações consultar www.facis.braga.ucp.pt
LFS