Objetivo é contrariar a «pouca formação de quem está no terreno»
Lisboa, 30 jan 2015 (Ecclesia) – O Instituto de Ciências da Saúde (ICS), integrado na Universidade Católica Portuguesa, está apostado em criar um curso especificamente orientado para profissionais que lidam com os mais idosos.
O responsável pela instituição, Alexandre Castro Caldas, disse à Agência ECCLESIA que a ideia é avançar “muito em breve” com este projeto.
Segundo o neurologista, “um dos grandes problemas que existem neste domínio” da saúde “é que as pessoas que estão no terreno a prestar serviços têm pouca formação”.
O ICS já tem à disposição “uma pós-graduação em psicogerontologia que pretende atualizar os conhecimentos neste domínio” e está particularmente atento à questão das “demências”.
Criada há 11 anos, aquela estrutura educativa da UCP tem apostado na atualização técnica permanente dos seus alunos, numa área em que “as coisas mudam de ano para ano”, sem esquecer a formação humana, que muitas vezes fica para trás.
“Estamos a formar profissionais que têm uma maneira diferente de olhar para a saúde, que estão empenhados em fazer as coisas bem feitas, e que têm um sentido de solidariedade muito bem instituído, e isto está a ser reconhecido progressivamente”, salienta Alexandre Castro Caldas.
A atenção da instituição à vertente humana reflete-se depois “sobretudo nos procedimentos, na forma de cuidar” das pessoas, dos doentes.
“É uma diferença enorme, quando nós vemos os diferentes profissionais dos diferentes sítios”, aponta o médico.
No campo da formação técnica, um protocolo estabelecido com o SAMS – Hospital do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, deu a possibilidade aos alunos de exercerem a sua aprendizagem prática em ambiente hospitalar.
Alexandre Castro Caldas destaca ainda a forma como esta parceria vai ao encontro da política que defende para a saúde, uma vez que se trata de uma entidade “não destinada a ter lucro” e cuja filosofia “é fazer o melhor com aquilo que se tem”.
A entrevista ao responsável pelo Instituto de Ciências da Saúde da UCP está inserida nas comemorações do Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, marcado para 1 de fevereiro.
Um acontecimento que vai merecer amplo destaque no Programa ECCLESIA desse domingo, às 6h00 na Antena 1.
LS/JCP