Professora de História da Igreja, exerceu «com notável competência e sentido de missão a direção da Faculdade de Teologia entre 2018 e 2025», afirma o Patriarcado de Lisboa em comunicado
Lisboa, 02 dez 2025 (Ecclesia) – Faleceu hoje Ana Jorge, antiga diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), informou o Patriarcado de Lisboa em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“O Patriarca de Lisboa recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento da Professora Ana Maria Jorge, figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa. Auxiliar do Apostolado, foi um testemunho eloquente do compromisso laical com a vida e missão da Igreja”, refere o comunicado.
Doutorada na área da História da Igreja, Ana Jorge “dedicou décadas ao estudo, à docência e ao serviço à Igreja, exercendo com notável competência e sentido de missão a direção da Faculdade de Teologia entre 2018 e 2025”.
No seu mandato, dinamizou reformas significativas e contribuiu para projetar a Teologia no debate público, com a convicção de que a fé ilumina a compreensão do mundo e abre horizontes de sentido para a sociedade contemporânea”.
“O seu pensamento rigoroso, a sua capacidade de diálogo e o seu habitual espírito de comunhão deixam marca profunda em todos os que com ela conviveram”, acrescenta o comunicado.
A Faculdade de Teologia manifestou também “profunda tristeza” pelo falecimento da antiga diretora, afirmando que “a sua partida deixa um vazio sentido” na “comunidade académica e eclesial, em todos quantos com ela estudaram, trabalharam e caminharam ao serviço da missão universitária da Igreja”.
“Ao longo dos anos, a Prof. Doutora Ana Jorge distinguiu-se por uma entrega generosa e discreta à Faculdade de Teologia, assumindo responsabilidades exigentes com um elevado sentido de serviço e de corresponsabilidade”, afirma o comunicado publicado na página da internet da Faculdade de Teologia.
A sua alegria cristã, serena e contagiante, marcava o quotidiano das relações académicas e pessoais, criando um ambiente de proximidade e confiança. Em tempos de maior exigência ou incerteza, a sua capacidade de escutar, de discernir com serenidade e de apoiar com firmeza fazia dela uma presença que gerava esperança, abrindo caminhos e motivando todos a dar o melhor de si, docentes, estudantes e pessoal não docente”.
Em união “à dor da família e amigos, dos colegas, dos estudantes e de toda a comunidade académica” , o patriarca de Lisboa assegura “proximidade espiritual e elevando ao Senhor oração confiante”.
|
Ana Maria Jorge doutorou-se em Ciências Históricas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Lovaina, em 1998, com a tese “O Episcopado da Lusitânia durante a Antiguidade tardia”, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1986, sendo académica Correspondente da Academia Portuguesa da História, membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa. Ana Jorge era docente de História da Igreja na UCP desde 1995; integrou a direção da Faculdade de Teologia de 1996 a 2004 e de 2011 a 2017, sendo nomeada diretora desta faculdade em 2018. Membro do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP desde 1987, a investigadora foi vogal da direção de 1995 a 2001, sua diretora-adjunta de 2001 a 2006 e diretora de 2007 a 2010. Ana Jorge lecionou na área de História da Igreja, História do Cristianismo e metodologia; foi coordenadora do mestrado em Estudos da Religião e diretora da revista ‘Lusitania Sacra’, entre 2007 a 2010. |
PR
