UCP: Encontro sobre Serviço Social leva vida académica ao encontro do mercado de trabalho

Debate «um presente com futuro» pretende «aproximar duas realidades diferentes»

Lisboa, 06 out 2015 (Ecclesia) – A licenciatura em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Universidade Católica Portuguesa, promove esta quinta-feira a tertúlia e jantar – ‘um presente com futuro’ – para “aproximar” a vida académica e o mercado de trabalho.

“Querendo assim preparar os seus estudantes para os desafios que este pode trazer, estabelecendo assim um networking entre profissionais e futuros assistentes sociais”, explicou a coordenadora da licenciatura em Serviço Social da FCH, sobre a iniciativa a realizar na Universidade Católica em Lisboa

À Agência ECCLESIA, a professora Ana Oliveira assinala que a tertúlia e jantar ‘Serviço Social na Católica: Um presente com futuro’ pretende também “reforçar o sentimento de pertença” à instituição de ensino e à formação de Serviço Social de Lisboa.

A tertúlia pretende que professores e alunos, antigos e atuais, juntem-se a profissionais da área em diferentes vertentes da sociedade para abordar o tema da iniciativa, às 18h00, esta quinta-feira.

A licenciatura em Serviço Social da FCH da Universidade Católica Portuguesa pretende ser uma “formação de referência” capaz de acompanhar a “evolução das necessidades e desafios” da sociedade.

A coordenadora da licenciatura considera que o Serviço Social é uma profissão “de futuro e com futuro”, marcando a diferença no espaço das Ciências Sociais.

“Num contexto marcado por problemas sociais complexos, estes profissionais estão preparados para acompanhar e construir projetos transformadores que pretendem criar uma sociedade mais justa, mais equilibrada, mais humanizada e mais humanizadora”, desenvolve Ana Oliveira.

Segundo a entrevistada, os assistentes sociais são profissionais preparados para a “complexidade” com uma “visão sistémica centrada” nos direitos humanos e no desenvolvimento social e humano.

Desta forma, na licenciatura em Serviço Social na FCH apostam no rigor e na exigência e preparam os estudantes para as áreas habituais de profissão e para “ocupar novas áreas no mercado de trabalho”, como a cooperação e o desenvolvimento, a responsabilidade social e consultoria nas empresas e áreas de negócio social.

Segundo a coordenadora da licenciatura a formação é composta por “valores fundamentais” que inspiram as competências ético-profissionais e dotam os futuros profissionais com um “forte sentido do outro e do mundo”.

“Serviço Social, da Universidade Católica de Lisboa, integra conhecimento científico mas também sensibilidade social, espiritual, com um consistente sentido ético”, acrescenta Ana Oliveira.

A responsável frisa que através da formação em Serviço Social, a Faculdade de Ciências Humanas “continua” a querer ser um espaço de reflexão e preparação para “um mundo melhor, contribuindo para a mudança positiva de Portugal”.

PR/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR