Teólogos e economistas em diálogo para refletirem sobre a «Evangelii Gaudium»
Porto, 02 fev 2015 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, juntamente com a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa (Polo do Porto), organiza entre hoje e quinta-feira as jornadas sobre A “Economia que mata (EG 53) e a economia que faz viver».
As jornadas de Teologia são destinadas a todos os interessados e, como nos anos anteriores, são “oportunidade de formação permanente para o clero portucalense”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Tendo em conta a exortação apostólica «Evangelii Gaudium» do Papa Francisco, que “inspirou o lema do presente ano pastoral na Diocese do Porto”, os organizadores optaram por refletir na iniciativa “sobre as questões de economia subjacentes ao referido texto pontifício, colocando teólogos e economistas em diálogo”, refere a nota.
Do ponto de vista teológico vai estar presente, Marciano Vidal, professor do Instituto Superior de Ciencias Morales de Madrid, “grande referência da teologia moral das últimas décadas”, lê-se
D. Manuel Linda, Arnaldo de Pinho, Jorge Teixeira da Cunha e José Manuel Pereira de Almeida vão ser também oradores.
Alberto de Castro, Álvaro Nascimento, Sofia Salgado, Nuno Ornelas Martins, Américo Mendes, Marisa Tavares e Ricardo Cruz são alguns conferencistas da Faculdade de Economia e Gestão.
A iniciativa conta também com oradores de outras afiliações académicas como José Manuel Moreira e Manuel Carvalho da Silva, e com a participação de movimentos cristãos de empresários e de trabalhadores.
LFS