UCP: Dia Nacional é «ponto alto» para todo o universo da Católica e os seus alunos – Rita Santos

Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia destaca oportunidade para também relevar uma disciplina que «não é só para padres»

Lisboa, 02 fev 2018 (Ecclesia) – A comunidade educativa da Universidade Católica reúne-se hoje à tarde numa sessão académica no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa, no âmbito dos 50 anos da UCP e do dia nacional da instituição, que vai ser assinalado este domingo.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, a presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia (UCP – Lisboa) destaca a iniciativa como “um ponto alto” da vida dos estudantes, que têm ocasião de “estar em comunhão” com alunos e docentes de todo o universo da Católica, dos seus vários polos educativos.

“Porque não estamos só na realidade de Lisboa, mas temos contacto com alunos do Porto e de Braga, e também com os professores. É sem dúvida um grande momento para nós”, realça Rita Santos.

Por outro lado, o programa do Dia Nacional da UCP permite ainda perceber, no caso dos alunos de Teologia, que “em outros sítios do país também existem alunos interessados em estudar esta realidade que por vezes parece tão fora da sociedade”.

“Muitas pessoas nem sequer têm consciência que existe um curso que se chama Ciências Religiosas, o que por exemplo a Teologia não é só para padres”, acrescenta aquela responsável.

Atualmente no 3.º ano do Curso de Ciências Religiosas, Rita Santos confidencia que “não estava nos seus planos” assumir a presidência da associação de estudantes de Teologia e representar os alunos num contexto “maioritariamente composto por homens”.

Aceitou o desafio pela caminhada que já tinha com os seus colegas e pelo “grupo de amigos que aprendeu a conhecer” ao longo dos anos.

A presidente não é a única mulher na equipa, sendo acompanhada por “outras cinco colegas”.

Sobre a missão da associação, Rita Santos sublinha que tem procurado ajudar a construir um projeto feito de “pessoas para as pessoas” e muito virado para o “contacto com a comunidade académica”.

Uma aposta que começa desde cedo, no início de cada ano letivo, com a “integração dos novos alunos a ser feita através de um almoço com toda a comunidade académica”.

É com orgulho que a responsável refere que a Associação de Estudantes de Teologia é “não só um espaço frequentado por alunos mas também por professores e funcionários”.

O organismo recorre a várias atividades que procuram “dar relevo aos valores do Evangelho”, desde o envolvimento dos alunos em diversas “iniciativas solidárias” até à publicação da revista ‘Fundamentum’.

Um projeto de cariz mensal que ajuda a dar visibilidade aos melhores trabalhos dos alunos de Teologia e cujos lucros revertem também para o apoio a alunos mais carenciados, das mais variadas formas.

A equipa responsável pela Associação de Estudantes de Teologia conta este ano com 16 elementos, entre leigos, seminaristas diocesanos e membros de várias congregações religiosas.

SN/JCP

Partilhar:
Scroll to Top