UCP/Ciência: Instituto de Bioética do Porto quer integrar «Human Brain Project»

Lausanne, Suíça 08 out 2013 (Ecclesia) – O Instituto de Bioética, do centro regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, participa no “2013Human Brain Project Summit” e pretende que o seu Gabinete de Investigação em Bioética integre o consórcio de investigação na área das neurociências.

Daniel Serrão e António Jácomo, cocoordenador da área de investigação das neurociências e do ciclo de seminários “Mente à Sexta-feira”, estão a representar o Gabinete de Investigação em Bioética em Lausanne, na Suíça, revela a instituição num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.

Neste momento, a estrutura da Universidade Católica Portuguesa conta com “cerca de 50 investigadores em atividade em diversas áreas da bioética e neurociência”, acrescentam.

O Instituto de Bioética “está a desenvolver de forma pioneira” a investigação na área da neuroética “em Portugal” e pretende ser uma entidade parceira do conjunto de instituições que integra o “Human Brain Project Summit”.

Este consórcio europeu conta com a participação de mais de 80 instituições de investigação e é “uma prioridade (flagship) da União Europeia” nas neurociências, acrescentam.

O «Human Brain Project» pretende compreender o cérebro humano, “um dos maiores desafios da ciência do século XXI” que ajudará a humanidade a “abrir portas a novos tratamentos para doenças cerebrais” e caminhará para “uma verdadeira revolução das tecnologias computacionais”, explica o Instituto de Bioética.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR