Lisboa, 18 mar 2023 (Ecclesia) – A XII Jornada de Teologia Prática, que se realiza em Lisboa e Braga, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), tem como tema «Ca(u)sa comum – Uma utopia?» e vai decorrer no dia 18 de março e 01 de abril.
Na UCP, em Lisboa, dia 18 de março, José Pedro Angélico e Paulo Fontes vão falar, entre 09h30 e as 11h00, sobre “Utopias, Distopias, Eutopias, Ecossistema Espiritual”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.
Após esta reflexão, Alex Villas Boas, Pedro Falcão e Helena Topa Valentim refletem sobre “Ecos históricos da utopia e suas metáforas” com moderação de Rita Mendonça Leite.
Em Braga, no dia 01 de abril, entre as 09h30 e as 11h00, Isabel Varanda, Juan Ambrósio e João M. Duque vão abordar o tema «Topos de uma utopia no pensamento de Francisco» que tem a moderação de Joaquim Félix.
O pórtico de saída da Jornada de Teologia Prática tem como orador Luís M. Figueiredo Rodrigues que vai falar sobre “Desafios para a Pastoral”.
A iniciativa finaliza com uma mesa redonda com os contributos de Rui Alberto, Rita Veiga, Teresa Paiva Couceiro e Filipa Almeida.
As Jornadas de Teologia Prática pretendem analisar os elementos de utopia, distopia e eutopia presentes em cada projeto de pontificado no pós-Concílio, de modo a pensar como tais linhas de pensamento se relacionam com os projetos utópicos de cada época anterior, com todos os seus efeitos colaterais distópicos, analisando como tais aspirações se foram efetivamente consolidando na prática religiosa, discursiva e social da Igreja.
LFS