UCP/Braga: Diplomados devem renovar «capacidade de resposta»

Braga, 24 Mar (Ecclesia) – O futuro bispo auxiliar do Porto, Pio Alves, disse hoje em Braga que os novos diplomados da Universidade Católica devem renovar a sua “capacidade de resposta” perante uma sociedade em “permanente e acelerada mudança”.

“Nestes tempos difíceis que vivemos, e que todos os dias se anunciam mais carregados, não podemos ceder ao desânimo”, assinalou.

Este responsável falava na sessão solene de bênção e entrega de diplomas a licenciados, pós-graduados e mestres das três Faculdades do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), referentes ao ano académico de 2009/2010.

“O discurso acusatório deverá dar lugar, cada vez mais, à responsabilidade pessoal, à criação de soluções para nós e à nossa volta”, assinalou Pio Alves.

Para o presidente do Centro Regional de Braga da UCP, “de pouco servirá lamentar mudanças, integrar-se em colectivos reais ou virtuais de deserdados da sociedade, assumir passivamente o papel de vítimas”.

O futuro bispo afirmou que “não há negócio que valha o que vale uma vida familiar saudável”.

Pio Alves, de 65 anos, foi nomeado bispo auxiliar da diocese do Porto por Bento XVI, a 18 de Fevereiro e será ordenado no próximo dia 10 de Abril, no Santuário do Sameiro, Braga.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top