UCP: «A educação garante o futuro» – Isabel Capeloa Gil (c/fotos)

Reitora da Universidade Católica diz que nova Faculdade de Medicina quer «transformar» paradigma em Portugal

Foto: Agência Ecclesia/PR

Lisboa, 26 mar 2021 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) disse hoje em Lisboa que a educação “garante o futuro”, face à atual pandemia, e que a instituição quer estar na linha da frente “do cuidado e da resolução dos problemas”.

“A Educação garante o futuro. Um dos maiores riscos desta pandemia é, precisamente, o de perdermos o futuro”, referiu Isabel Capeloa Gil, na sessão solene do Dia Nacional da UCP, que decorreu em formato online, após ter sido adiada, em fevereiro.

Na sua intervenção, a responsável realçou que a UCP vai ser a primeira instituição não-estatal a oferecer uma licenciatura em Medicina em Portugal depois de, em setembro de 2020, ter sido anunciado que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior aprovou o novo curso.

Foto: Agência Ecclesia/PR

“A Faculdade de Medicina não constitui capricho, não é obsessão megalómana”, destacou a reitora.

Isabel Capeloa Gil afirmou que este é “um projeto de missão, que após 54 anos de vida se oferece ao país”, para “transformar o paradigma da educação em Portugal”.

A reitora considerou que a pandemia foi um momento em que se revelou a “resiliência” das universidades, que assumiram a necessidade da mudança tecnológica e continuam a oferecer especialistas à sociedade.

O discurso saudou o “esforço global de combate ao vírus” das várias instituições católicas, incluindo a própria UCP, que se apresentou como universidade vocacionada para a criação de “novos protagonistas”.

Isabel Capeloa Gil anunciou a aprovação do Plano de Desenvolvimento Estratégico 2021-2025, com o título “O valor dos valores é criar futuro no presente”, assumindo como objetivo a “construção de um futuro orientado para melhorar a experiência de vida na casa comum”.

A UCP, indicou, tem de oferecer “respostas sólidas que promovam a dignidade, a justiça, a democracia, um crescimento económico com progresso, combatendo a desigualdade”.

A reitora falou dos fundos Covid-19 e Papa Francisco, para estudantes em dificuldades, emigrantes e refugiados, indicando que a UCP distribuiu apoios num montante superior a 5 milhões de euros.

A sessão comemorativa Dia Nacional 2021 tem como lema “Uma universidade com valores”, sendo presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da UCP.

O responsável elogiou a “persistência” da universidade, capaz de prosseguir com “coragem, tanta resiliência”, desde o primeiro momento da pandemia.

D. Manuel Clemente saudou ainda a capacidade de “inovação”, nos últimos meses, para adaptar-se às atuais circunstâncias, e à sua “projeção”, neste período.

“Nunca há nenhum futuro à nossa espera, o futuro é criado quando nós projetamos o melhor do presente para a sua concretização”, disse.

A oração de sapiência foi proferida pelo diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, Nelson Ribeiro.

Durante a cerimónia, transmitida online, são apresentados os “novos doutores pelas 13 Faculdades e Institutos da Universidade Católica Portuguesa”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top