Número triplicou durante pontificado de Francisco
Cidade do Vaticano, 27 out 2013 (Ecclesia) – A conta do Papa Francisco na rede social Twitter chegou hoje a mais de 10 milhões de seguidores, nas nove línguas disponíveis, incluindo mais de 840 mil em português.
“Queridos Seguidores, soube que já sois mais de 10 milhões! Agradeço-vos do fundo do coração e peço que continueis a rezar por mim”, refere a mais recente mensagem papal, publicada esta manhã.
O texto disponibilizado em ‘@Pontifex_pt’ foi o 178.º em português, desde o início do pontificado, a 13 de março, resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas do Papa argentino.
Francisco usou a ashtag (marcador) ‘#prayforpeace’ aquando da jornada de oração e jejum pela paz na Síria, que convocou em setembro.
As mensagens são publicadas nove línguas para mais de 9 milhões e 935 mil seguidores: português, inglês (mais de 3 milhões), espanhol (cerca de 4 milhões), italiano, francês, alemão, polaco, árabe e latim.
Segundo o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, do Vaticano, os mais de 9 milhões de seguidores do Papa e o impacto dos seus ‘tweets’, que chegam a 60 milhões de pessoas, representam um sucesso mediático que “poucos outros líderes a nível mundial podem atingir”.
A conta @Pontifex é a que tem o maior número de repetições (retweets) em todo o mundo, segundo um estudo do site ‘Twiplomacy’.
“Os ‘tweets’ do Papa são repetidos em média por 11 mil vezes, fazendo dele o mais influente líder mundial”, refere o site especializado.
O padre Antonio Spadaro, diretor da revista jesuíta ‘Civiltà Cattolica’, que entrevistou Francisco, disse à Agência ECCLESIA que a linguagem do Papa é marcada por uma “total espontaneidade e imediatez”.
“Por isso, a sua mensagem é acolhida, comentada, retweetada. O facto de o Papa estar também nas redes sociais, de forma particular no Twitter, com a sua mensagem, tem este significado: torná-la disponível para a partilha comigo”, afirmou o especialista em ‘ciberteologia’.
A conta inaugurada a 12 de dezembro de 2012 por Bento XVI, tinha mais de 3 milhões de seguidores quando o Papa emérito terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de fevereiro deste ano.
O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com mais de 500 milhões de utilizadores.
A sua denominação deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.
OC
Notícia atualizada a 27.10.2013