Assembleia Continental do Sínodo evoca «martírio» do povo sírio
Praga, 07 fev 2023 (Ecclesia) – Os participantes na Assembleia Continental europeia do Sínodo, que decorre em Praga, publicaram hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas do sismo que atingiu a Turquia e a Síria, provocando pelo menos 5 mil mortes.
“As Igrejas na Europa estão próximas das populações atingidas pelo terramoto, renovando as nossas orações e ajudando de todas as formas possíveis, para enfrentar a emergência”, refere a nota, enviada à Agência ECCLESIA.
Os delegados de 39 conferência episcopais, incluindo a portuguesa, dirigem-se às populações afetadas pelo terramoto de segunda-feira, que provocou ainda milhares de feridos, desalojados e elevados danos materiais.
“O número de mortos continua a aumentar e a destruição e o sofrimento da população afetaram e tocaram profundamente as nossas almas. É uma ferida profunda, que na Síria se soma à guerra que assola o território há 12 anos”, pode ler-se.
“Alepo, cidade que foi martirizada na guerra da Síria, vive agora outro martírio”, acrescenta o comunicado.
Os participantes no encontro de Praga recordam ainda o impacto do sismo nas comunidades católicos da Turquia, em particular a derrocada da Catedral de Iskenderum e a situação “problemática” no Vicariato da Anatólia, na província de Hatay, costa mediterrânica da Turquia.
“Acima de tudo, os nossos pensamentos e gratidão vão para aqueles que levam a cabo, neste momento, operações de socorro, em condições desafiantes, agravadas pelas temperaturas do inverno. A nossa Cáritas está empenhada em enfrentar a emergência, tratar dos feridos, consolar os que perderam familiares e encontrar abrigo para os que já não o têm”, indicam os responsáveis católicos.
A nota sublinha que as Igrejas nos locais atingidos estão a oferecer “todo o tipo de ajuda e acolhimento”, falando num “um exemplo brilhante”.
A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 23 milhões de pessoas tenham sido afetadas pela atividade sísmica.
OC
Turquia/Síria: Papa pede «ajuda concreta» para população atingida pelo sismo