Cardeal Pietro Parolin admite «preocupação»
Cidade do Vaticano, 21 jul 2016 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano disse hoje aos jornalistas que segue com “preocupação” a situação na Turquia, após a tentativa falhada de golpe militar, pedindo “respeito” por todas as pessoas.
O cardeal Pietro Parolin reafirmou a necessidade de evitar qualquer resposta de “violência, um dia depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter anunciado a instauração do estado de emergência na Turquia por três meses.
Segundo o líder turco, esta medida é necessária para "erradicar rapidamente todos os elementos da organização terrorista envolvidos na tentativa de golpe de Estado” da última sexta-feira.
O secretário de Estado do Vaticano considera que os últimos desenvolvimentos “não são positivos” e representam “uma fonte de preocupação para todos”.
“Esperemos que a sabedoria e a humanidade prevaleçam e ajudem as pessoas a procurar e encontrar as soluções adequadas”, acrescentou o cardeal italiano, citado pela Rádio Vaticano.
A Turquia vai suspender temporariamente a Convenção Europeia dos Direitos Humanos enquanto vigorar o estado de emergência.
OC