Vaticano diz que etapa inaugural do terceiro dia de viagem decorreu em «silêncio, em espírito de recolhimento e escuta»
Istambul, Turquia, 29 nov 2025 (Ecclesia) –Leão XIV iniciou hoje o terceiro dia da sua viagem apostólica à Turquia com uma visita à Mesquita Sultan Ahmed, conhecida como “Mesquita Azul”, em Istambul, onde cumpriu um momento de recolhimento silencioso, seguindo o exemplo de Bento XVI e Francisco.
“O Papa viveu a visita à mesquita em silêncio, em espírito de recolhimento e escuta, com profundo respeito pelo local e pela fé daqueles que ali se reúnem em oração”, referiu a sala de imprensa da Santa Sé, em nota enviada aos jornalistas.
Leão XIV descalçou-se à entrada do local de culto e, de meias brancas, percorreu a mesquita durante largos minutos, acompanhado acompanhado pelo ministro turco da Cultura e Turismo, Mehmet Nuri Ersoy, pelo mufti provincial de Istambul, Emrullah Tuncel, e por funcionários da instituição.
O muezim da Mesquita Azul, Asgın Musa Tunca, foi o guia da visita, apresentando o espaço ao pontífice.
Antes do atual Papa, a mesquita tinha recebido Bento XVI, em 2006, e Francisco, em 2014.
A Mesquita Azul, encomendada pelo sultão Ahmed I, destaca-se não só pela luz interior proveniente das suas 260 janelas, mas pela singularidade arquitetónica dos seus seis minaretes.
A tradição popular atribui esta característica a um mal-entendido linguístico entre o sultão, que desejava minaretes em ouro (altin), e o arquiteto, que entendeu o número seis (alti), resultando num monumento único que, na altura, só era superado em minaretes pela Grande Mesquita de Meca.
A agenda da manhã incluiu também um encontro privado com líderes das Igrejas e comunidades cristãs na Igreja Siro-Ortodoxa de Santo Efrém, o primeiro templo cristão construído na Turquia desde a fundação da República, inaugurado em 2023.
“Nesta ocasião histórica em que celebramos os 1700 anos do Concílio Ecuménico de Niceia, reunimo-nos para renovar a nossa fé em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, celebrando a fé que partilhamos juntos. Desejo muitas bênçãos a todos os que aqui se reuniram e a todas as comunidades que representam”, escreveu o pontífice, no livro de honra.
Segundo comunicado da Santa Sé, o Papa “retomou o valor do Concílio de Niceia e da celebração de ontem [28 de novembro], cujo centro era o Evangelho da Encarnação”.
Leão XIV convidou todos a “percorrer juntos a viagem espiritual que conduz ao Jubileu da Redenção em 2033, na perspectiva de um regresso a Jerusalém, no Cenáculo, local do Última Ceia de Jesus com os seus discípulos, onde Ele lavou os pés, e local do Pentecostes, uma viagem que conduza à plena unidade”.





Após o almoço, Leão XIV desloca-se ao bairro do Fanar para visitar a Igreja Patriarcal de São Jorge, sede do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), onde é acolhido por Bartolomeu.
Os dois líderes celebram a Doxologia (oração de louvor) e assinam uma declaração conjunta no Palácio Patriarcal, reafirmando o compromisso com a unidade dos cristãos e a cooperação ecuménica.
O dia culmina com a celebração da Santa Missa na Volkswagen Arena, onde se reuniram cerca de 4 mil fiéis da pequena comunidade católica local, numa liturgia que integra várias línguas, como o arménio, aramaico, turco e árabe.
Este domingo, o Papa Leão XIV deixa a Turquia e viaja para o Líbano, iniciando a segunda etapa da sua primeira viagem apostólica internacional.
OC
