Leão XIV vai encontrar-se com responsáveis políticos, antes de seguir para Istambul

Ancara, 27 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa chegou hoje a Ancara, após pouco mais de duas horas de voo desde Roma, para iniciar a sua primeira viagem apostólica internacional, com uma mensagem de “unidade” e um apelo à “paz em todo o mundo”.
À sua chegada, Leão XIV recebido por duas crianças vestidas com trajes tradicionais, que lhe ofereceram flores, antes de um breve encontro com responsáveis do Governo turco.
O Papa seguiu de carro para o Mausoléu de Atatürk, primeira paragem desta viagem, que inclui ainda hoje encontros com o presidente da República turca, Recep Tayyip Erdogan, bem como representantes civis e diplomáticos, para o primeiro discurso da viagem.
“Agradeço a Deus por poder visitar a Turquia e invoco sobre este país e o seu povo uma abundância de paz e prosperidade”, escreveu no livro de honra do museu.
A bordo do voo que descolou de Roma pouco antes das 08h00 locais (menos uma em Lisboa), o pontífice dirigiu-se aos 81 jornalistas presentes sublinhando o simbolismo da visita, que celebra os 1700 anos do Concílio de Niceia.
“Eu desejei muito esta viagem pelo que ela significa para todos os cristãos, mas também porque é uma grande mensagem para o mundo inteiro”, afirmou Leão XIV, acrescentando que a presença da Igreja nestes territórios visa “anunciar, transmitir, proclamar a importância da paz”.
Numa saudação marcada pela emoção da sua primeira saída de Itália após a eleição pontifícia, a 8 de maio, o Papa reforçou a necessidade de fraternidade universal.
“Para além das diferenças, para além das diferentes religiões, das diferentes crenças, somos todos irmãos e irmãs e esperamos promover a paz e a unidade em todo o mundo”, declarou.
Sendo o primeiro Papa norte-americano da história, Leão XIV (nascido Robert Francis Prevost) desejou um “feliz Dia de Ação de Graças” aos jornalistas compatriotas, num ambiente de proximidade que incluiu momentos de humor e troca de presentes.




Segundo o portal ‘Vatican News’, a decana dos vaticanistas, Valentina Alazraki, saudou o Papa dando-lhe as boas-vindas à “jaula dos leões” e ofereceu-lhe um ícone de Nossa Senhora de Guadalupe, “para um Papa da América do Norte, mas com coração latino-americano”.
Leão XIV recebeu uma carta de Ignacio Gonzálvez, um jovem espanhol com doença oncológica grave internado no Hospital ‘Bambino Gesù’, cuja situação tem acompanhado de perto.
Questionado sobre futuras viagens, o Pontífice deixou em aberto uma visita à Espanha- após receber o brasão dos seus antepassados maternos, de origem cantábrica – e confidenciou o desejo de visitar a Argélia.
A viagem, que decorre até 2 de dezembro, inclui etapas em Ancara, Istambul e Iznik (antiga Niceia), terminando no Líbano, onde o Papa pretende confortar uma população “ferida por guerras e crises”.
OC
