Leão XIV realiza primeira viagem do pontificado, com início na quinta-feira

Cidade do Vaticano, 25 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa vai encontrar-se com 20 comunidades cristãs, num momento de oração, marcado para sexta-feira, em Iznik, Turquia, durante a primeira viagem do pontificado, que começa no dia anterior.
“Este encontro será, antes de mais, um encontro de oração. Participarão vinte representantes de vinte comunidades cristãs, começando pelo Santo Padre, que representará a Igreja Católica”, explica D. Vartan Kazandjian, coordenador da viagem do Papa à Turquia, aos meios de comunicação do Vaticano.
Segundo o responsável, estarão presentes a Igreja Greco-Ortodoxa, o Patriarcado Greco-Ortodoxo, a Igreja Siro-Ortodoxa, os Patriarcados de Antioquia e Alexandria e várias comunidades evangélicas e protestantes.
“A oração terá lugar sobre uma plataforma no Lago Iznik, no local da cidade de Niceia, para onde o imperador havia convidado todos os bispos”, indica.
O Papa vai visitar a Turquia e o Líbano, entre quinta e terça-feira, num programa que assinala os 1700 anos do Concílio de Niceia e que vai contar com vários celebrações ecuménicas.
“Receberemos o Papa com muita alegria, certamente com muita organização. Tanto as igrejas quanto as autoridades locais fizeram todo o possível para garantir uma calorosa receção”, dá conta D. Vartan Kazandjian.
O também administrador eparquial de Istambul dos arménios expressa felicidade por esta ser a primeira visita apostólica do Papa Leão XIV e “por ser uma visita ecuménica”.
“É uma alegria ter nosso pai, o líder de nossa Igreja, como o maior embaixador, a maior voz pela paz no mundo hoje. Esperamos que dê muitos frutos”, referiu.
Uma dos encontros ecuménicos vai realizar-se no domingo, com o Papa a visitar o Patriarcado Arménio de Istambul, onde se encontrará com o patriarca Sahak II Mashalian, como representante também do Catholicos de Etchmiadzin, Karekin II.
“Este encontro terá a duração de meia hora, após o qual o pontífice se deslocará para o Patriarcado Grego de Fanar”, dá conta D. Vartan Kazandjian.
Leão XIV vai participar na Eucaristia, celebrada pelo Patriarca Bartolomeu I por ocasião da Festa de Santo André, seguida de um almoço.
A viagem à Turquia vai incluir uma Missa, na “Volkswagen Arena”, no sábado, um ponto focal da visita, assinala D. Vartan Kazandjian.
“Não pensávamos que conseguiríamos preencher todos os 4.000 lugares da Arena. Agora que o Papa está prestes a chegar, lamentamos não termos um espaço maior! O Pontífice, assim, irá encontrar milhares de pessoas reunidas à sua volta para cantar pela paz no mundo”, salientou.
O coordenador da viagem do Papa à Turquia ressalta que um detalhe importante deste momento será a presença de jovens, que “se reuniram para encontrar este ‘homem da paz’ que vem trazer uma mensagem de paz para o mundo inteiro”.
“Por enquanto, temos 120 jovens voluntários que se inscreveram com o objetivo específico de trabalhar pela paz. Estamos a conversar com os seus líderes para que a Missa não marque o fim do seu serviço. Planeamos fazer desta celebração um momento fundador para um movimento juvenil pela paz”, adiantou.
LJ/OC
