Turquia: Cáritas Internacional apela à solidariedade para ajudar sobreviventes do terramoto durante o inverno

Programa da Cáritas Turca vai ajudar 2500 pessoas, em Izmir

Foto: © Caritas Turkey

Cidade do Vaticano, 17 nov 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Internacional apelou à contribuição para um programa de emergência de dois meses que visa fornecer “ajuda rápida e eficaz” às pessoas afetadas pelo terramoto de Izmir, na Turquia.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Internacional explica que o programa da Cáritas Turquia vai ajudar 2500 pessoas a “enfrentar o inverno que se aproxima rapidamente”.

A organização católica adianta que vai fornecer “itens vitais” às pessoas “possam ter perdido durante o terramoto”, como fraldas e leite em pó para bebés, cobertores, camas, roupas de inverno e “eletrodomésticos para aqueles que foram temporariamente transferidos pelo Governo”.

“Apesar da crise global, realmente sentimos a solidariedade da população local de Izmir, que generosamente deu ajuda concreta àqueles que foram afetados pelo terremoto”, disse o diretor da Cáritas Turca.

Nadir Nadhim acrescentou que é necessária “ajuda para continuar os programas e dar esperança àqueles que estão a tentar reconstruir as suas vidas”.

Neste contexto, a Cáritas Internacional sublinha que, com a chegada do inverno, as populações vão ter “necessidade de agasalhos, cobertores e aquecedores”.

A organização católica vai continuar a avaliar as necessidades de assistência às pessoas que “vivem em situações precárias para garantir que recebam assistência em longo prazo”.

No dia 30 de outubro, um sismo ocorreu no Mar Egeu, a sudoeste de Izmir, terceira maior cidade da Turquia, perto da ilha grega de Samos; 114 pessoas morreram e outras 1035 ficaram feridas.

Estima-se que 15 mil pessoas estão a dormir em barracas em parques, áreas de lazer, campus universitários, estádios ou em casas de parentes ou amigos.

O programa de emergência de 52 mil euros já recebeu até agora um financiamento de 20 mil euros; o trabalho da Cáritas na Turquia pode ser apoiado através de doações online.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top