Turismo: Sacerdote convida a visitar «tesouros escondidos» nos bairros de Lisboa

Padre Edgar Clara guia turistas pela religião e fado no bairro da Mouraria

Lisboa, 21 ago 2015 (Ecclesia) – O padre Edgar Clara, do Patriarcado de Lisboa, assinala que a capital portuguesa “esconde tesouros incalculáveis” e quando a oferta é muita, o difícil é optar por “bairros ou avenidas, escadas ou ruelas, igrejas ou cruzeiros”.

Segundo o sacerdote, alguns dos “tesouros incalculáveis” são até desconhecidos dos próprios cidadãos, como, por exemplo, a “maior procissão” da cidade de Lisboa parte da “mais pequena capela”, no bairro da Mouraria.

“Trata-se da Senhora da Saúde, no Martim Moniz. Oito bandas de música e um teatro religioso imenso onde São Jorge sai a cavalo com a GNR a partir do Castelo. Terminada a procissão o santo, montado, dá um passo em frente para homenagear a Senhora”, exemplifica.

Na mais recente edição do Semanário digital ECCLESIA, o padre Edgar Clara desafia a visitar essa ermida e incentiva a continuar “em frente”, pela rua da Mouraria, para entrar no Colégio dos Meninos Órfãos para ver os 41 painéis de azulejos sobre o Antigo e o Novo Testamento.

“Suba  e suba e suba a escadaria até encontrar Jesus entre os doutores”, incentiva o sacerdote.

Noutro registo, o passeio pelos bairros de Lisboa motiva ao encontro com o fado e na rua do Capelão está a casa “inteiramente restaurada” onde nasceu a Severa, “que dizem ter sido a primeira fadista”.

Na igreja do Socorro, que “ainda está fechada”, o seu pároco aconselha a ver a primeira casa que a Companhia de Jesus (jesuítas) tiveram em 1543.

“Aqui viveu Simão Rodrigues, uma dos companheiros de Santo Inácio de Loyola. Aqui celebrou São Francisco Xavier a última missa antes de partir para o Oriente”, contextualiza.

O percurso turístico termina na igreja de São Cristóvão, onde se podem ver 35 telas Bento Coelho da Silveira, que foi nomeado pintor régio de D. Pedro II em 1678, foi um dos mais conceituados artistas portugueses do século XVII.

“Admire o que aí encontra! Espante-se! Reze! Está na Mouraria”, localiza o padre Edgar Clara, pároco de Castelo; Santiago; Santo Estêvão; São Cristóvão; São Miguel e do Socorro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top