Ano Internacional do Turismo Sustentável é oportunidade para lembrar «corresponsabilidade» e respeito pelo desenvolvimento humano
Lisboa, 01 jul 2017 (Ecclesia) – A Obra Nacional da Pastoral do Turismo defende que esta atividade, para além de económica, pode ser mais "solidária" e fraterna nas relações, mais respeitadora do ambiente e promotora do que é característico em cada região.
A partir da proposta da Organização das Nações Unidas, que declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável, entende a ONPT que a turismo pode ser um motor de "paz e desenvolvimento humano".
"A conceção de um turismo sustentável e que favoreça um autêntico desenvolvimento: uma nova conceção económica, mais solidária; a valorização e promoção social e cultural de cada comunidade de acolhimento; um autêntico diálogo humano, mais fraterno; e o respeito pelo meio ambiente, associado ao incremento de um turismo ecológico", explica a nota «Turismo Sustentável», enviada à Agência ECCLESIA, neste tempo de férias e lazer.
Sublinha a Obra Nacional que num tempo marcado pela globalização, "o mais genuíno será sempre o melhor" a oferecer.
"Cada comunidade deve preservar a sua identidade própria, propondo-a a todos os visitantes, que a hão-de acolher, valorizar e promover".
A ONPT pede ainda aos agentes do turismo "corresponsabilidade" no reinvestimento local dos "proveitos económicos".
O turismo é uma atividade promotora de paz se entendida numa "relação dialógica" que junta povos e culturas numa atitude de respeito e acolhimento mútuo.
Sendo o turismo uma "realidade multidimensional", que compreende uma visão "económica, geográfica, legal, sociológica, ecológica, antropológica e espiritual", ele concorre para o "desenvolvimento humano" e para a "sustentabilidade".
A nota recorda ainda que o turismo "será tanto mais rico, quanto mais oferecer essa diversidade cultural, acolhida em autêntico respeito e diálogo na diversidade de modos de ser e de se expressar, na inter-relação dos povos e comunidades".
As III Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo, sob o tema geral «Turismo e Sustentabilidade – Economia, Sociedade e Ambiente» vão decorrer em Bragança, em parceria com o Serviço Diocesano da Pastoral do Turismo, nos dias 27 e 28 de Outubro de 2017.
LS