Obra Nacional encontrou-se pela primeira vez com responsáveis de secretariados diocesanos
Fátima, Santarém, 28 mai 2013 (Ecclesia) – A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) da Igreja Católica promoveu hoje em Fátima o primeiro encontro com os secretariados diocesanos do setor, procurando dinamizar a presença neste setor.
O diretor da ONPT, padre Carlos Godinho, defendeu a “necessidade de se constituírem serviços diocesanos, que integrem leigos com formação na área do turismo ou em áreas complementares”.
O responsável destacou ainda, segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA após o encontro, a importância da colaboração num inquérito sobre o património existente, a dirigir às dioceses, com o intuito de se disponibilizar esta informação na página da ONPT na internet, “definindo-se assim um roteiro nacional”.
A reunião contou com a presença de dez dioceses: Angra, Algarve, Braga, Bragança-Miranda, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
“Este encontro teve como principal objetivo fomentar a criação de serviços de Pastoral do Turismo de âmbito diocesano, bem como dinamizar os serviços de pastoral que atuam já nesta área”, refere a nota de imprensa.
O diretor da ONPT apelou ao “acolhimento dos turistas” e à disponibilização, nas diversas comunidades cristãs, “do património cultural religioso, se necessário com recurso a equipas de voluntários”.
Foram ainda apresentadas as Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo, a realizar em Fátima, no próximo mês de novembro.
A ONPT, apresentada no final de 2012, é um organismo da Igreja Católica, em Portugal, dependente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, constituído como “meio de promover a Pastoral do Turismo, a nível nacional”.
OC