Cidade do Vaticano, 04 jun 2015 (Ecclesia) – O Papa ofereceu uma peregrinação ao Santo Sudário, em Turim, a 120 pessoas sem-abrigo de Roma, numa iniciativa da Esmolaria Apostólica.
“Esta é uma maneira de preparar a visita pastoral do Papa Francisco programada para os dias 21 e 22 de junho. Antes do Papa vão chegar os seus pobres”, explicou o esmoler apostólico, D. Konrad Krajewski.
As 120 pessoas sem-abrigo são habitualmente assistidas por duas paróquias de Roma e foram divididos em dois grupos.
O primeiro grupo de 50 pessoas viajou esta quarta-feira e segundo a Rádio Vaticano, o segundo grupo viaja para a semana.
O Santo Sudário está exposto na Catedral de Turim desde o dia 19 de abril, cinco anos depois da última ostensão pública, prevê-se que 2 milhões de pessoas se desloquem à cidade italiana até ao dia 24 de junho.
Na sua visita o Papa Francisco vai incluir uma visita a alguns familiares e encontros com pessoas sem-abrigo, imigrantes, comunidades ciganas e menores institucionalizados.
De recordar que a Esmolaria Apostólica promoveu um concerto para recolha de fundos em favor das obras de caridade do Papa, com a presença de pobres e sem-abrigo na primeira fila, a 14 de maio.
O departamento caritativo do Papa Francisco já organizou também uma visita à Capela Sistina que terminou com um jantar nos Museus Vaticanos e distribuiu 1,5 milhões de euros, em 2014.
RV/CB