Tríduo Pascal: Celebrações presididas pelo Papa Francisco

Cidade do Vaticano,02 abr 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco começa hoje a celebrar o Tríduo Pascal com a cerimónia do lava-pés na prisão romana de Rebibbia, que começa pelas 17h30 locais (menos uma em Lisboa).

A Quinta-feira Santa inicia-se com a Missa da bênção e consagração dos santos óleos, que vai presidir com os cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e padres (diocesanos e religiosos), a partir das 09h30.

A Missa vespertina deste dia leva Francisco ao complexo  de Rebibbia, onde o Papa vai lavar os pés a alguns detidos e a detidas de uma prisão feminina vizinha; em 2014, o pontífice argentino deslocou-se ao Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, em Roma; em 2013 esteve numa prisão juvenil da capital italiana.

Na Sexta-feira Santa, o Papa celebra a Paixão do Senhor – Liturgia da Palavra; Adoração da Cruz e Rito da Comunhão – a partir das 17h00, na Basílica de São Pedro.

Na noite deste dia participa na Via-Sacra no Coliseu de Roma, a partir das 21h15, e no final “vai falar aos fiéis e transmitir a bênção apostólica”, informa a Sala de imprensa do Vaticano.

No Sábado Santo, Francisco preside à Vigília Pascal, a partir das 20h30 com a bênção do fogo novo, no átrio da basílica; nesta celebração vai ser batizada uma portuguesa que foi convidada pelo Papa para participar nesta cerimónia.

O Domingo de Páscoa começa com a celebração da Eucaristia às 10h15 na Praça de São Pedro e depois o Papa concede a Bênção ‘Urbi et Orbi’, (à cidade [de Roma] e ao mundo), às 12h00 na varanda central da Basílica de São Pedro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top