Transformar liberdade em responsabilidade é a chave do futuro

Só é possível a coesão social se passarmos da liberdade à responsabilidade, defendeu o Bispo do Porto, ontem à noite, na Universidade Católica (UCP), em Lisboa.

D. Manuel Clemente falava na abertura de um ciclo de conferências sobre o tema “Portugal 2011: Para além da crise”, uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Políticos da UCP e da revista “Nova Cidadania”.

Convidado para a sessão de abertura, o Bispo do Porto disse que ainda vivemos sob a herança liberal e não gostamos de assumir as lições da história. D. Manuel Clemente afirma que é preciso perder o medo e fazer o reencontro com a história, e isso passa pelo sentido da responsabilidade, o caminho seguro para a coesão social.

“Até à época contemporânea o grande desidrato colectivo parece ser a segurança e o que é típico da idade contemporânea é esta apetência pela liberdade. Agora, o que é absolutamente necessário é que nós transformemos esta liberdade, que é um grande ganho, em sentido de responsabilidade, quer ao nível local numa vizinhança positiva, quer depois em todos os patamares da sociabilidade. Esta transformação da liberdade em responsabilidade é a única chave para o futuro, para a coesão nacional”, sustenta.

O ciclo de conferências na Universidade Católica decorre até 20 de Dezembro, sempre às segundas-feiras, e é coordenado pelo jornalista José Manuel Fernandes.

Com RR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top