Transformar a sociedade pelo coração do líder empresarial

A ACEGE é uma associação de homens e mulheres de empresa, que partilham entre si valores cristãos e procuram aplicá-los no desenvolvimento da sua vida profissional.

Propõe como missão inquietar e mobilizar as consciências individuais, divulgando os valores partilhados pelos seus membros na vida empresarial.

Pretende ser uma referência moral para os líderes empresariais na sociedade portuguesa contribuindo através de uma atitude frontal de afirmação, de esclarecimento e, com projetos no terreno, para fortalecer as empresas e a sociedade, desenvolvendo uma cultura de responsabilidade.

Tem sido uma constante desde há 5 anos o seu processo de crescimento e de enraizamento na sociedade portuguesa. A associação conta hoje com mais de 1.150 associados em 15 núcleos regionais em Portugal. Tem, assim, uma enorme transversalidade no tecido empresarial português, com particular significado nos empresários e gestores das PME, bem como tem conseguido um grande rejuvenescimento dos seus associados.

A ACEGE olha o Homem como o fundamento, o sujeito e o fim de todas as instituições em que se expressa a vida social. O Código de Ética dos Empresários e Gestores, que é o seu documento fundamental, afirma que “…O Homem criado por Deus, e salvo por Jesus Cristo, o Homem é o princípio e o fim da ética, de toda a vida social e política, de toda a economia e de todas as estruturas existentes…tem uma missão a desempenhar na construção da sociedade e no desenvolvimento da vida económica…”. A perspetiva da ACEGE é que, com esta visão do Homem e com a sua Missão, o objetivo é da plena realização do Homem e com ela a realização da Sociedade e do Bem Comum.

É nesta medida que a ACEGE incide a sua atenção e preocupação nos empresários e gestores que, por via das suas atitudes e comportamentos, têm uma enorme responsabilidade não só no desenvolvimento das empresas, como e sobretudo, na vida dos seus colaboradores, stakeholders e, naturalmente, na sociedade.

A ação da ACEGE aposta por isso no processo de crescimento e descoberta pessoal dos seus associados, com a certeza de que a plena realização de cada um depende de sermos capazes de responder às perguntas fundamentais e definitivas do nosso coração.

Nesta medida, a atividade da ACEGE, que celebra no próximo ano 6 décadas de História, é perene, no sentido que é sempre necessária e independente dos ciclos económicos que o país e a sociedade internacional possam estar a atravessar. Porém, a ACEGE não é imune a esta realidade e, em particular, na atual situação que atravessamos, a ACEGE sente uma responsabilidade acrescida de intervenção, de ser capaz, através de ações concretas, ajudar os empresários e gestores a olhar para este tempo com olhos de esperança, de quem sabe que nada acaba aqui, de que não fomos criados para uma circunstância, mas para a Eternidade.

Em tempos de crise, a ACEGE entende que todos os seus associados são chamados a liderar responsavelmente, isto é, de olhar, de uma forma mais criteriosa para os outros na sua empresa, na sua comunidade, no seu país, seguindo os mesmos critérios com os quais Cristo olha para cada um de nós.

Somos chamados a dar testemunho da nossa fé, pelas obras e pelas ações e é por isso que a ACEGE tem desenvolvido novos projetos, agregando parceiros que potenciem os seus resultados chegando mais longe e fazendo acontecer onde é preciso que realmente aconteça.

É por isso que estamos empenhados com o projeto Bem Comum, um Fundo de Capital de Risco para desempregados qualificados com mais de 40 anos e com perfil empreendedor, com o Programa AconteSer: liderar com responsabilidade, que visa apostar no aumento da competi-tividade das PME a partir de boas práticas de liderança bem como com as ações de desenvolvimento pessoal dos associados com inúmeras iniciativas entre as quais destaco os grupos de reflexão e partilha Cristo na Empresa. Sobre alguns destes projetos poderá ter mais informações nesta edição da Ecclesia.

Gonçalo Corrêa d’Oliveira
ACEGE

Partilhar:
Scroll to Top