Tráfico Humano: Francisco alerta para a necessidade de se fazer «um profundo exame de consciência»

Papa endereçou mensagem à Igreja no Brasil a propósito da Campanha Fraternidade 2014

Cidade do Vaticano, 05 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco escreveu uma mensagem aos brasileiros a propósito da campanha que os bispos do país estão a promover durante a Quaresma, intitulada ‘Campanha Fraternidade’, que visa alertar para o tráfico humano.

“Há necessidade de um profundo exame de consciência: quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado um objeto, exposto para vender ou para satisfazer desejos imorais?”, começa por questionar Francisco.

“A pessoa humana não se deveria vender e comprar como uma mercadoria, quem a usa e explora, mesmo indiretamente, torna-se cúmplice desta prepotência”, acrescenta.

Francisco defende que é impossível “ficar impassível” ao saber que existem seres humanos a serem tratados “como mercadoria”, lembrando que casos como as “adoções de crianças para remoção de órgãos, mulheres que são enganadas e obrigadas a prostituir-se e trabalhadores explorados, sem direitos, nem voz”, são situações de “tráfico humano”.

O Papa refere-se ainda aos muitos “ataques aos valores basilares do tecido familiar e da própria convivência social” onde muitas vezes são os próprios “pais que escravizam os filhos ou filhos que escravizam os pais” e onde há “idosos sem lugar para viver e crianças e adolescentes sem voz”.

“Como se pode anunciar a alegria da Páscoa, sem se solidarizar com aqueles cuja liberdade aqui na terra é negada?”, questiona, para lembrar de seguida que “a  dignidade humana é igual em todo o ser humano”.

“A base mais eficaz para restabelecer a dignidade humana é anunciar o Evangelho de Cristo nos campos e nas cidades, pois Jesus quer derramar por todo o lado a vida em abundância” escreve Francisco na mensagem enviada aos fiéis brasileiros a propósito da ‘Campanha Fraternidade’.

A ‘Campanha Fraternidade’ é lançada hoje no Brasil pela Conferência Nacional dos Bispos brasileiros (CNBB) e tem como tema ‘Fraternidade e Tráfico Humano – É para a liberdade que Cristo nos libertou’.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top