Trabalho: Movimentos católicos de Portugal e Espanha vão debater «perspetivas de futuro»

Encontro bilateral vai decorrer a partir de hoje até ao dia 5 de fevereiro no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide

Lisboa, 03 fev 2014 (Ecclesia) – Os responsáveis da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) de Portugal e da sua congénere espanhola (HOAC) vão reunir-se a partir de hoje em Alfragide para debater a realidade laboral nos dois países.

De acordo com um comunicado da LOC/MTC, enviado hoje à Agência ECCLESIA, o encontro bilateral no Seminário de Nossa Senhora de Fátima vai centrar-se sobretudo na procura de “perspetivas de futuro” para a crise, a partir de uma avaliação da realidade atual dos “trabalhadores, reformados e desempregados”.

Ao longo de três dias, os participantes vão também analisar a forma como a Igreja Católica, a sociedade civil, os sindicatos e os movimentos laborais católicos estão a reagir à conjuntura socioeconómica.

Recentemente, a equipa nacional da LOC/MTC, coordenada por José Augusto Paixão, criticou a falta de apoio do Estado aos desempregados e pensionistas, apelando para a necessidade de criar postos de “trabalho dignos” e “justamente remunerados”.

De acordo com aquele organismo, em Portugal “os trabalhadores estão cada vez mais pobres, esmagados e sem condições de vida digna, sujeitos a grande pressão nos seus locais de trabalho pelas condições que lhe são impostas e sentem-se desmotivados, deprimidos e impelidos a aceitar, muitas vezes, situações que vão contra à sua dignidade”.

JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top