Conselho vai reunir-se na Inglaterra para analisar dificuldades enfrentadas pelas novas gerações
Lisboa, 24 ago 2012 (Ecclesia) – O Conselho Mundial da Juventude Operária Católica (JOC), órgão máximo do movimento a nível internacional, vai reunir-se a partir de sábado em Birmingham, Inglaterra, com a presença de representantes de Portugal.
A presidente do organismo em Portugal refere à Agência ECCLESIA que os participantes vão “refletir sobre o perfil atual dos jovens trabalhadores e dos jovens que terminam os estudos”, procurando “criar uma consciência internacional sobre as dificuldades globais que os jovens hoje enfrentam e naturalmente, perceber qual deve ser a resposta da JOC e da Igreja”.
O conselho, que se realiza de 4 em 4 anos, vai estar reunido até ao dia 5 de setembro, analisando o tema ‘Construindo uma Escola para a vida’, inspirado nos valores olímpicos do respeito, amizade e excelência.
“A JOC, dentro daquilo que é a sua missão e os seus objetivos, tem procurado consciencializar os jovens para a importância do papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e livre”, refere Elisabete Silva.
Este movimento católico para pessoas entre os 14 e os 30 anos surgiu na Bélgica, em 1925, por iniciativa do padre Joseph Cardijn, e chegou a Portugal uma década depois, assumido como missão “a libertação dos jovens trabalhadores”.
OC