Trabalho: «Há muito a conquistar e a exigir», diz coordenador da LOC/MTC (c/vídeo)

Américo Monteiro Oliveira destaca dificuldades vividas no mundo laboral

Lisboa, 02 mai 2022 (Ecclesia) – O coordenador nacional da Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) considera que “ainda há muito a conquistar” para que a dignidade de trabalho seja uma realidade.

“É necessário continuar a fazer história porque ainda há muito a conquistar e muito a exigir para que haja dignidade no trabalho”, disse à Agência ECCLESIA Américo Monteiro Oliveira.

Numa entrevista a respeito do Dia Mundial do Trabalhador (1 de maio), o responsável destacou que a LOC/MTC tem a missão “fundamental de formar pessoas, trabalhadores, que se disponham colocar ao serviço da transformação da sociedade”.

Para Américo Monteiro Oliveira, a LOC/MTC tem por objetivo “formar militantes e pessoas a comprometer-se” no mundo laboral.

“O mundo do trabalho vive dificuldades bastante grandes, com uma indústria tradicional, com trabalho intensivo, salários baixos e trabalho precário”, referiu Américo Monteiro, em declarações ao Programa ECCLESIA, emitido esta segunda-feira na RTP2.

A LOC/MTC tem refletido sobre o mundo do trabalho e da solidariedade porque esta “passa entre gerações”, acrescenta o responsável.

Com a pandemia, surgiram novas modalidades de trabalho, pelo que Américo Oliveira defende uma “regulamentação e uma exigência no cumprimento das leis”.

“Trabalho digital sim, mas tem de ser digno”, defende o coordenador nacional da Liga Operária Católica.

O entrevistado sublinha que a crise da Covid-19 agravou a “situação laboral de muitos trabalhadores” e “isso aumenta o nível de pobreza”.

“Se querem que os trabalhadores se empenhem e se sintam motivados, é preciso melhorar os salários”, sustenta.

HM/LFS/OC

 

1º de Maio: Dia do Trabalhador celebrado no dia de quem trabalha «sempre mais»

Partilhar:
Scroll to Top