Torres Novas, 13 abr 2024 (Ecclesia) – As paróquias de Torres Novas, vão receber hoje a IX Jornada Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, com o tema: «Um Património que diz comunidade: a identidade do território torrejano nas várias linguagens da arte cristã».
“Iniciativa adiada em 2020, devido à pandemia, surge agora a oportunidade de retomar o programa, com o objetivo de dar a conhecer o património do concelho de Torres Novas, tornando-se um momento privilegiado para aprofundar a história e simbologia do património religioso ao serviço das diversas comunidades do concelho”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa, que tem lugar na Diocese de Santarém, destina-se a párocos, membros das comissões fabriqueiras/conselhos pastorais, zeladores de igrejas, catequistas, investigadores, estudantes, guias turísticos, público em geral.
De acordo com o museu diocesano de Santarém, foram selecionados os casos mais emblemáticos, entre as muitas categorias patrimoniais em presença, que vão ser apresentados por especialistas em cada área.
Os participantes reúnem-se no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com a abertura dos trabalhos a contar com o bispo de Santarém, D. José Traquina; o presidente da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, Padre Joaquim Ganhão; o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Paulo Ramos Ferreira; e o pároco de Torres Novas, padre Ricardo Madeira.
A iconografia e a escultura devocional vão ser temas presentes no período da manhã, conduzidos por Marco Daniel Duarte, do Museu do Santuário de Fátima, e Sandra Costa Saldanha, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Já Joaquim Inácio Caetano, do Instituto de História da Arte da Faculdade Letras da Universidade de Lisboa, vai apresentar a pintura mural e Nuno Cruz Grancho, da mesma instituição, aborda a Ourivesaria e Alfaias Litúrgicas.
À tarde, pelas 15h, o historiador Paulo Renato Ermitão Gregório faz uma visita guiada pelo centro histórico de Torres Novas, com início no adro da Igreja do Salvador e visita à Igreja, passando pelo Museu Municipal, pela praça 5 de outubro, Largo do Paço e visita à Igreja de Santiago.
Depois segue-se a deslocação à Igreja de São Pedro, ao terreiro de Santa Maria e castelo, culminando a visita na Igreja da Misericórdia.
A iniciativa termina com um momento musical levado a cabo pelo Choral Phydellius, também na Igreja da Misericórdia.
A participação na IX Jornada Diocesana para os Bens Culturais da Igreja é gratuita, mas é necessária inscrição através de um formulário, e-mail ou telefone 243304065.
LJ