Tomar: Cáritas socorre vítimas do tornado

Apoio a pelo menos 27 famílias será decidido depois do levantamento dos estragos

A Cáritas vai ajudar 27 famílias afectadas pelo tornado que a 7 de Dezembro atingiu a região de Tomar, disse à Agência ECCLESIA o presidente da organização católica em Santarém, Constantino Lopes.

O responsável indicou que “a Cáritas diocesana de Santarém reuniu-se esta Segunda-feira em Tomar com o pároco da zona afectada pelo tornado, [padre Mário Farinha Duarte], tendo sido sinalizadas 27 situações que vão precisar da nossa ajuda”, assinalou o responsável.

O valor dos estragos vai ser apurado esta Quinta-feira, depois de um levantamento a realizar pelo sacerdote e por uma responsável da Cáritas junto das famílias já referenciadas e de outras que ainda possam vir a ser identificadas.

“Pelo menos para lhes dar o mínimo dos mínimos de dignidade para poderem sobreviver. Não quer dizer que sejam ressarcidos de tudo, mas nós estamos disponíveis para intervir”, afirmou Constantino Lopes.

O presidente da delegação de Santarém da instituição de apoio social da Igreja Católica prevê que o apoio às famílias, escolhidas de acordo com os seus recursos económicos e a gravidade dos prejuízos sofridos, terá de ser suportado pela Cáritas Portuguesa.

“A Cáritas de Tomar não tem disponibilidade financeira. E se a Cáritas de Santarém também não a tiver – e provavelmente não tem, porque se não fica completamente ‘descalça’ – vamos recorrer à Cáritas Portuguesa”, indicou.

O tornado provocou ferimentos em cerca de 40 pessoas e estragos em mais de 800 habitações.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top