Timor Leste: Presidente da República atribuiu Comenda da Ordem do Mérito a religiosos portugueses

Cavaco Silva distinguiu Vítor Lameiras, Hospitaleiro, e Maria da Luz Henriques, Franciscana da Divina Providência

Díli, 23 mai 2012 (Ecclesia) – O presidente da República, Cavaco Silva, atribuiu esta segunda feira, em Díli, a Comenda da Ordem do Mérito a dois religiosos portugueses que trabalham em Timor, Vítor Lameiras e Maria da Luz Henriques, tendo-lhes elogiado o “esforço abnegado”.

A distinção foi concedida ao religioso Hospitaleiro destacado há nove anos na região montanhosa de Laclubar, onde em 2011 foi criado o primeiro centro de referência de saúde mental do país, inserido numa zona onde a população tem dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

A religiosa Franciscana da Divina Providência, colocada há uma década em Padiae, a 13 horas de distância de barco da capital, fundou um centro comunitário “destinado a rasgar novos horizontes de centenas de crianças e adolescentes”, com o apoio português do Ministério da Solidariedade Social, referiu Cavaco Silva.

“É com orgulho que, em nome da República Portuguesa, lhes irei impor a Comenda da Ordem do Mérito, que decidi atribuir-lhes”, afirmou no discurso proferido na Escola Portuguesa de Díli, a que foi dado o nome de Ruy Cinatti.

Cavaco Silva sublinhou que os religiosos católicos constituem “exemplos de esforço abnegado” do trabalho realizado pela comunidade portuguesa em Timor Leste, que “contribui de forma importante para a vitalidade do tecido social timorense”.

“Aqui, em Timor-Leste, a esperança da cooperação já passou das palavras aos atos. E isso em muito se deve à nossa Comunidade em Timor-Leste e ao Povo timorense”, observou o presidente da República.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top