Arcebispo de Díli é o primeiro cardeal do país lusófono
Díli, 30 mai 2022 (Ecclesia) – O Parlamento de Timor-Leste aprovou hoje, por unanimidade, o voto de congratulação 14/2022 pela nomeação como cardeal do arcebispo de Díli, D. Virgílio do Carmo da Silva, anunciada este domingo pelo Papa.
“O Parlamento Nacional considera que a nomeação do primeiro cardeal timorense é um momento histórico para o país. As bancadas parlamentares manifestaram o orgulho do povo de Timor-Leste, cuja maioria é católica”, refere uma nota divulgada online.
D. Virgílio do Carmo da Silva nasceu a 27 de novembro de 1967 em Venilale, Timor-Leste, então sob administração portuguesa.
O futuro cardeal é religioso salesiano e foi ordenado padre a 18 de dezembro de 1998; licenciou-se em Espiritualidade, na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.
Foi formador de noviços (1999-2004), ecónomo da Casa de Formação em Venilale e vigário paroquial (2004-2005), diretor da Casa dos Salesianos e da ‘Don Bosco Tecnnical High School’, em Fatumaca, até 2015, quando foi nomeado provincial dos Salesianos em Timor-Leste.
A 30 de janeiro de 2016, o Papa nomeou-o bispo de Díli; em setembro de 2019, Francisco criou a Província Eclesiástica de Díli, designando D. Virgílio do Carmo da Silva como primeiro arcebispo metropolita do território.
OC
Vaticano: Papa anuncia consistório para criação de 21 cardeais, incluindo o arcebispo de Díli