Timor-Leste: Imaturidade política preocupa bispos

Fátima, Santarém, 18 abr 2012 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal de Timor-Leste, D. Basílio do Nascimento, disse hoje à ECCLESIA que a formação política naquele país “ainda não é muito profunda”.

Falando à margem dos trabalhos da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, a decorrer em Fátima, até esta quinta-feira, o bispo de Baucau, realçou que muitos timorenses “ainda olham para as lutas políticas como se fossem ‘lutas de galo’”.

Segundo este responsável, o atentado ao antigo presidente da República, Ramos Horta, em 2008, “contribuiu e muito para o amadurecimento da população de Timor”, mas confessa que está “apreensivo” com as legislativas do próximo dia 07 de julho.

Concorrem às eleições “24 partidos” o que “significa uma grande dispersão” e o receio do bispo de Baucau reside na ausência de “uma coligação maioritária que seja capaz de imprimir um ritmo próprio de que, neste momento, Timor precisa”.

Corre-se “o risco de estar sempre a provocar eleições antecipadas”, o que “não seria bom para Timor nesta fase”, observa.

O prelado timorense realça ainda que “existem feridas de coração que estão mal saradas” e que desde 1959 a se tem “construído” em cima destas.

Segundo D. Basílio do Nascimento, o relacionamento entre a Igreja e o poder político “é bom” e “há sintonia e partilha”, admitindo, contudo, que as pessoas “acreditam mais na Igreja do que nos políticos”.

Este responsável destaca a “confiança” depositada na liderança católica e lembra que a maioria dos políticos no Governo é contemporânea dos bispos de Timor e que “uma grande parte deles passou pelos seminários”.

Este país lusófono tem a conferência episcopal mais recente da Igreja Católica, constituída por três dioceses: Díli, Baucau e Maliana.

O bispo de Baucau foi eleito presidente da Conferência Episcopal, tendo como vice-presidente o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva, e como secretário-geral D. Norberto do Amaral, bispo de Maliana, a terceira e mais recente diocese de Timor-Leste, erigida em 30 de janeiro de 2010.

OC/LFS

Partilhar:
Scroll to Top